Caos em Paris, ao 13º sábado de manifestações dos “coletes amarelos

Publié le 10 février 2019

Caos em Paris, ao 13º sábado de manifestações dos “coletes amarelos. A capital francesa voltou a viver cenas de grande violência, com confrontos, viaturas incendiadas e bancos vandalizados

CHRISTOPHE PETIT TESSON

Alfa/Expresso. Por Daniel Ribeiro

Alguns turistas que passeavam este sábado junto à Torre Eiffel ou em quarteirões do Quartier Latin, de Montparnasse ou dos Campos Elísios, bairros centrais de Paris, ficaram apavorados. Em certos momentos, Paris voltou a estar em polvorosa, com barricadas, carros e motos incendiados, agências bancárias vandalizadas, confrontos muito violentos entre manifestantes e forças policiais. Foi mais um sábado “normal” na cidade-luz, o 13º consecutivo de manifestações dos “coletes amarelos”.

Na realidade, os sábados da “revolta amarela”, em Paris, seguem-se uns aos outros num ritual de duras manifestações a que os parisienses e mesmo a polícia já se habituaram. Hoje, manifestantes mais radicais chegaram a tentar entrar na Assembleia Nacional e no Senado. Entre os diversos feridos, um homem perdeu uma mão devido à explosão de uma granada lacrimogénea.

A tensão e os confrontos em Paris prosseguiam ao cair da noite, principalmente na zona dos Campos Elísios, num dia de guerrilha urbana que se pode ainda prolongar durante a noite numa “vigília amarela” convocada por alguns “coletes” para a praça da República, no centro do Paris.

Manifestações decorriam também ao fim do dia noutras cidades francesas, todas com as mesmas revindicações: “Macron demissão” e “Referendo de Iniciativa Cidadã”.

Os nomes do Presidente Emmanuel Macron e do ministro do Interior, Cristophe Castaner, são os mais visados pelos manifestantes. Este último é responsabilizado pelas “violências policiais” (mais de três mil feridos, algumas dezenas em estado grave).


Opinions des lecteurs

Laisser un commentaire

Votre adresse email ne sera pas publiée. Les champs requis sont indiqués avec *


Rádio Alfa FM 98.6 Paris (On Air)

La radio de la lusophonie et des échanges interculturels de toute l'île de France

Piste actuelle
TITRE
ARTISTE

Background