10 de junho. De Pedrógão Grande a Zurique, passando pela celebração de Camões em Coimbra

Concerto da Banda da Armada, no âmbito das Comemorações do 10 de Junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, no Largo da Devesa, em Pedrógão Grande, 8 de junho de 2024. PAULO NOVAIS/LUSA

 

As comemorações oficiais do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas começam hoje com o içar da bandeira nacional no memorial às vítimas dos incêndios de 2017, no concelho de Pedrógão Grande, distrito de Leiria.

Neste ano, em vez de escolher uma única localidade em território nacional para palco do Dia de Portugal, o Presidente da República decidiu assinalar esta data em três concelhos do distrito de Leiria afetados pelos incêndios de 2017: Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pera.

As comemorações oficiais do 10 de Junho, que se iniciam em dia de eleições para o Parlamento Europeu, irão passar ainda pela Universidade de Coimbra, onde terá lugar a cerimónia inaugural das celebrações dos 500 anos do nascimento de Luís de Camões, na segunda-feira.

Depois, entre terça e quarta-feira, irão estender-se à Suíça, junto de comunidades emigrantes portuguesas, com a participação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e também do primeiro-ministro, Luís Montenegro.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa (D), assiste ao concerto pela Banda da Armada, no âmbito das Comemorações do 10 de Junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas em Pedrógão Grande, 8 de junho de 2024. As comemorações do Dia de Portugal decorrem este ano em Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pera, concelhos fustigados pelos incêndios de 2017, mais Leiria e Coimbra, estendendo-se dia 11 e 12 a Genebra e Zurique (Suíça). PAULO NOVAIS/LUSA
Article précédentAtletismo/Europeus: Liliana Cá bronze no lançamento do disco, Irina Rodrigues quarta
Article suivantDesporto Associativo – 08 Junho 2024