Quatro adolescentes condenados pela morte de português esfaqueado em Londres

Quatro adolescentes condenados pela morte de português esfaqueado em Londres

Alfa/Lusa

Quatro adolescentes foram ontem, 29, condenados por roubo e homicídio à facada do português Wilham Mendes em Londres no ano passado, somando as sentenças um total de 29 anos, anunciou a polícia britânica.

Um rapaz de 17 anos foi condenado a 16 anos e meio de prisão pelo homicídio e roubo de Wilham Mendes, outro rapaz de 17 anos foi condenado a 10 anos de prisão por homicídio involuntário e roubo, um rapaz de 16 anos foi condenado a dois anos e meio de prisão pelo roubo e outro rapaz de 16 anos foi condenado a um centro de correção para jovens, embora tenha sido ilibado do homicídio.

Wilham Mendes, de 25 anos e natural da Guiné-Bissau mas de nacionalidade portuguesa, morreu a 22 de dezembro do ano passado na sequência de um assalto, poucas horas depois de ter saído do trabalho num restaurante.

(Foto publicada pelo Correio da Manhã)

Os menores, com idades entre os 15 e 16 anos na altura, foram julgados em junho e julho deste ano no mesmo Tribunal Criminal de Londres onde hoje foram declaradas as sentenças.

A acusação, a cargo do ministério público britânico, apresentou imagens de imagens de videovigilância onde se vê Wilham Mendes rodeado pelos quatro adolescentes e a tentar fugir.

Segundo o procurador Oliver Glasgow, seguiu-se uma luta e uma fuga por ruas interiores, onde o português, um praticante de pugilismo amador, « foi violentamente esfaqueado e deixado a morrer ».

O detetive Devan Taylor, responsável pela investigação a cargo da Metropolitan Police, a polícia da capital britânica, lamentou este « caso trágico » e o « comportamento verdadeiramente chocante » dos quatro adolescentes.

« A família Mendes vai ter agora de viver com esta perda e os quatro réus vão viver o restante das suas vidas com o estigma de cadastro criminal e a morte de um homem na sua consciência », vincou.

Wilham Mendes foi uma das milhares de vítimas de crimes com armas brancas no Reino Unido, cujo número de homicídios ascendeu a 132 em Londres no ano passado.

Article précédentAs mentiras sobre os incêndios em Portugal. Opinião
Article suivantJorge Jesus « representa o Portugal rude e arcaico ». Artigo da Folha de São Paulo