Abertura oficial é hoje. Encontro Europeu de Jovens lusodescendantes nas Caldas da Raínha

Alfa

 

A Cap Magellan volta a organizar  o seu tradicional Encontro (anual) europeu de Jovens Lusodescendentes,  que este ano decorre na região da Comunidade intermunicipal da região Oeste, até 14 de agosto de 2020. O evento também se enquadra nas comemorações oficiais do Dia internacional da Juventude a 12 de Agosto.

A cerimónia da abertura oficial é hoje, dia 11 de agosto, nas Caldas da Raínha.

O evento junta 50 jovens lusodescendentes e animadores de juventude em Portugal durante 5 dias, vindos de 8 países diferentes: França, Portugal, Espanha, Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, e Reino Unido.

O tema do encontro deste ano é “Incluir a diferença : favorecer a empregabilidade de todos os jovens na Europa”.

Segundo a Cap Magellan a iniciativa pretende “valorizar o bilinguismo, a dupla-cultura e a multiculturalidade que têm em comum muitos dos jovens e animadores de juventude lusodescendentes presentes ; mas será também dar respostas aos jovens para quem procurar emprego é mais difícil : os jovens com deficiências, os jovens morando nas zonas rurais, os jovens NEET (Não na Educação, Emprego ou Formação), os imigrantes e os requerentes de asilo”.

Cerimónia oficial:

3ª-feira, dia 11 de agosto: 12h00, na sede da CIM Oeste – Avenida General Pedro Cardoso, n°9 – 2500-922 Caldas da Rainha.

 Na presença de:

  •  Berta Nunes, Secretária de Estado das Comunidades
  •  Pedro Folgado, Presidente da CIM OESTE e Presidente da Câmara Municipal de Alenquer
  •  Fernando Tinta Ferreira, Presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha
  •  Anna Martins, Presidente da Cap Magellan
  •  Rita Saias, Presidente do Conselho Nacional de Juventude