Presidenciais: Macron felicita Marcelo por reeleição e ambos abordam pandemia de covid-19
Alfa/com Lusa
Segundo uma nota na página oficial da Presidência da República Portuguesa, os dois responsáveis falaram do contexto atual, designadamente da “repercussão sanitária, económica e social, bem como o desenrolar da vacinação a nível europeu” contra o novo coronavírus SARS-Cov-2.
“Sublinhando a importância da Presidência Portuguesa do Conselho de Ministros da União Europeia, o Presidente Macron renovou a importância das relações e boa cooperação entre os dois países, bem como da comunidade portuguesa em França”, lê-se ainda no texto.
O Tribunal Constitucional (TC) proclamou oficialmente Marcelo Rebelo de Sousa como Presidente da República esta semana, uma vez obtida « mais de metade dos votos validamente expressos » nas eleições de 24 de janeiro.
O professor catedrático de Direito e constitucionalista de 72 anos, apoiado oficialmente por PSD e CDS-PP, obteve um total de 2.531.692 votos (60,67%) no universo de 4.258.356 votantes.
Com 10.847.434 cidadãos eleitores inscritos, a abstenção saldou-se em 60,74%, o valor mais alto de sempre em Presidenciais.