Bruno Paixão, antigo árbitro, está a ser investigado por ser suspeito de receber dinheiro por serviços prestados ao Benfica

Bruno Paixão, antigo árbitro de futebol, está a ser investigado por ser suspeito de receber dinheiro por serviços prestados ao Benfica através de uma empresa de consultadoria.

Segundo noticia a CNN Portugal, saíram 1, 9 milhões de euros das contas do Benfica para uma pequena empresa de consultadoria informática, valor que suscitou alerta por parte do sistema bancário por suspeita de branqueamento de capitais, acabando por dar origem ao chamado processo ‘Saco Azul’, desencadeado em setembro de 2018.

Feita uma perícia financeira às contas da empresa surgiu também o nome de Bruno Paixão, ficando a suspeita que a empresa terá sido o veículo para o Benfica efetuar pagamentos ao antigo árbitro. Bruno Paixão já desmentiu à CNN Portugal qualquer ligação ao Benfica, garantindo que todo o caso não passa de mera coincidência, pois prestou efetivamente serviços à empresa em causa, a Best for Business.

A Polícia Judiciária e o Ministério Público, contudo, suspeitam que há indícios de prática de corrupção desportiva, que poderá ter sérias consequências para o Benfica, ainda que não esteja ainda deduzida qualquer acusação.

 

A TVI divulgou mais pormenores em torno da suposta ligação entre Bruno Paixão e o Benfica, apontando três jogos em que o antigo árbitro foi alvo de críticas por alegados erros a favor do clube encarnado.

O último dos quais remonta a 7 de abril de 2019, então com Bruno Paixão a desempenhar funções de videoárbitro. Diante do Feirense, os encarnados, já a perder por 0-1, sofreram o segundo golo, que viria a ser anulado por intervenção do VAR. No mesmo jogo, o Benfica viria a chegar ao empate através de penálti, validado também pelo VAR. Os encarnados, diga-se, viriam a vencer esse jogo por 4-1.

Bem antes, a 1 de fevereiro de 2014, o Benfica empatava a um golo com o Gil Vicente e um penálti assinalado por Bruno Paixão gerou muita polémica. Na época seguinte, a 9 de novembro de 2014, o árbitro esteve no Nacional-Benfica, que também deu polémica devido ao golo decisivo de Jonas.

Bruno Paixão, refira-se, terminou a carreira no final da época passada, em maio de 2021. Chegou à 1ª Categoria em 1999 e tornou-se internacional em 2004.

O Benfica emitiu um comunicado a reagir à notícia em torno da suposta ligação ao antigo árbitro Bruno Paixão, que estará a ser investigado por ser suspeito de receber dinheiro por serviços prestados ao Benfica através de uma empresa de consultadoria.

Eis o comunicado na íntegra:

«O Sport Lisboa e Benfica torna pública a resposta dos advogados da Benfica SAD às questões colocadas hoje pela TVI:
O processo vulgarmente designado por « Saco Azul » tramita sob o NUIPC 461/17.9TELSB, desde há já vários anos, no DIAP de Lisboa, tendo sido já inclusivamente objeto de um pedido de aceleração processual por parte da Benfica SAD.
Tanto quanto é do conhecimento da Benfica SAD, no processo em causa as diligências de inquérito foram já concluídas, aguardando o processo apenas o despacho final que põe termo ao inquérito.
No que respeita à factualidade objeto de investigação no referido processo, os representantes legais da Benfica SAD foram, nos termos da lei, confrontados exclusivamente por factos respeitantes a indícios de fraude fiscal, tendo o Ministério Público abandonado a tese inicial de branqueamento de capitais.
Mais esclarecemos que no âmbito do referido processo nunca a Benfica SAD ou os seus representantes legais foram confrontados com quaisquer factos que envolvessem o nome do Senhor Bruno Paixão e/ou quaisquer acusações de corrupção desportiva.
É o que nos cumpre dar nota.
Sem outro assunto de momento apresentamos os nossos melhores cumprimentos,

Os Advogados da Benfica SAD,

Rui Patrício/Paulo Saragoça da Matta/João Medeiros»

 

Rui Pinto, o hacker envolvido na divulgação dos emails do Benfica, reagiu às notícias em torno da ligação entre o clube e o antigo árbitro Bruno Paixão.

 

 

Com CNN Portugal/TVI e aBola.

Article précédentGrupo Total « acompanha » Macron. « Pai Natal chega pouco antes das Presidenciais ». Opinião
Article suivantLeonardo Jardim deixa comando técnico do Al Hilal