O presidente francês, Emmanuel Macron, ‘enfrentou’ uma manifestação de agricultores na abertura do Salão da Agricultura de Paris.
Os agricultores franceses continuam a manifestar, e esta manhã bloquearam parcialmente Paris com os seus tratores, numa altura em que começa a muito esperada Feira Agrícola na capital francesa, uma das maiores do mundo. Há registo de alguns confrontos antes da abertura oficial da feira. Os manifestantes chegaram a Paris para lembrar ao governo francês as promessas feitas há algumas semanas e que ainda não foram cumpridas.
« Salve a nossa agricultura », declarou a Coordenação Rural, ecoando esse sentimento nas redes sociais. Entre os manifestantes, um trator tinha um cartaz que dizia: « A morte está no campo. » A coluna de tratores agrícolas interrompeu ao início do dia e por breves momentos, a circulação rodoviária na A4, autoestrada que circunda a zona leste de Paris.
Macron encontra agricultores em Paris
O presidente francês, Emmanuel Macron, tinha cancelado um debate aberto com agricultores e ecoativistas, recebendo muitas críticas, mas esta manhã teve de se reunir com uma delegação de quinze manifestantes para explicar as medidas tomadas pelo governo. Macron pediu calma e explicou que fazer um debate mais amplo é impossível.
« Nunca me escondi”, disse o chefe do Eliseu e acrescentou: « Houve uma resposta imediata do governo, com 62 medidas em vigor. Não devemos pintar um retrato catastrófico da nossa agricultura », disse Macron aos presentes. « A agricultura francesa continua forte, as receitas em muitos setores foram históricas ».
Com Agências/Imprensa/Euronews/BFMTV.