Chega avança com ação criminal contra o PR Marcelo por « traição à Pátria »

André Ventura (C), presidente do Partido Chega, fala aos jornalistas após o encontro com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, na sequência das audiências aos partidos com assento parlamentar após as eleições legislativas de 10 de março, no Palácio de Belém, em Lisboa, 18 de março de 2024. MANUEL DE ALMEIDA/LUSA

Chega avança com proposta para ação criminal contra o Presidente da República

O Chega vai propor que o parlamento avance com uma ação criminal contra o Presidente da República por traição à Pátria, ao país e à Constituição, na sequência das declarações sobre eventuais reparações a ex-colónias, anunciou hoje o líder do partido.

O anúncio foi feito por André Ventura no final de uma reunião do Grupo Parlamentar do Chega, que teve como objetivo debater este tema.

O Chega tem deputados suficientes para avançar com a iniciativa, mas esta só será aprovada se tiver o apoio de PS e PSD, partidos que já indicaram ser contra.

A pedido do partido, o tema das reparações às ex-colónias será discutido no Parlamento na próxima quarta-feira, dia 15.

O Governo já se pronunciou sobre a questão das reparações, afastando-se da posição do Presidente Marcelo. Num comunicado, o Executivo afastou o tema afirmando que irá continuar a linha seguida pelos anteriores governos na cooperação com estes países.

Alfa/ com Lusa (adaptação Alfa)

Article précédentVillas-Boas sucede a Pinto da Costa na presidência do FC Porto
Article suivantBorussia Dortmund é o primeiro finalista da Liga dos Campeões 2023/24