“O apelo da liberdade: resistência dos africanos à escravidão na área de influência portuguesa” – Livro da Semana

O Livro da Semana, próximas edições:

22, 26 e 30 de MAIO: ARLINDO MANUEL CALDEIRA, autor de “O APELO DA LIBERDADE

O LIVRO DA SEMANA, às quartas (13h30), aos domingos (14h30) e às quintas (03h). Com o apoio da Biblioteca da Fundação Calouste Gulbenkian de Paris.

Ou ouça aqui:

 

Entre os séculos XV e XIX, mais de 12 milhões de africanos, incluindo mulheres e crianças, foram capturados, vendidos e forçados a deixar a sua terra. Estas pessoas escravizadas foram deportadas de África para, principalmente, as Américas onde, eles e a sua descendência, viveriam uma perpétua escravidão.

Essenciais à economia colonial, nas plantações de cana de açúcar ou de algodão, nas minas ou nos trabalhos domésticos, estes homens e mulheres escravizados sempre foram considerados pela tradição historiográfica europeia como seres sem vontade, passivos e conformados com a sua condição de escravizado. O nosso livro da semana – “O apelo da liberdade: resistência dos africanos à escravidão na área de influência portuguesa”, de Arlindo Manuel Caldeira – prova o contrário.

O escritor é um dos grandes especialistas portugueses sobre a escravatura moderna e já publicou vários livros sobre o tema, sendo, por exemplo, “Escravos e traficantes no império português” um deles. Ele também se concentrou no papel da mulher nessa época, tendo publicado “Mulheres Enclausuradas”, um livro que trata as ordens religiosas femininas em Portugal, nos séculos XVI a XVIII.

Não perca a conversa do escritor Nuno Gomes Garcia com Arlindo Manuel Caldeira e descubra a história desta deportação maciça e deste tráfico que enriqueceu as grandes potências europeias ao mesmo tempo que esvaziava África, mas também a história de muitos exemplos de heróica resistência contra a escravatura por parte dos africanos.

Article précédentHelicóptero de presidente iraniano sofreu uma « forte queda » este domingo, quando regressava da fronteira com o Azerbaijão
Article suivantPresidente do Sporting confirma continuidade do treinador Ruben Amorim