Foto de abertura publicada pelo grupo Correio da Manhã.
Tony Carreira foi condecorado com o grau de Comendador da Ordem do Infante pelo Presidente Marcelo Rebelo de Sousa na embaixada de Portugal em França.
« Um grande da Comunidade. Tony Carreira, mais do que da comunidade portuguesa em França, está presente nas comunidades portuguesas em todo o mundo », afirmou Marcelo Rebelo de Sousa.
O cantor, agora condecorado por Portugal, iniciou o seu percurso artístico em França, para onde emigrou há muitas dezenas de anos – um país a que continuou sempre muito profundamente ligado, bem como à Comunidade Portuguesa.
Foi aliás condecorado pela França, em 2016, com a medalha de Cavaleiro da Ordem das Artes e das Letras.
« Esta condecoração vai buscar alguém que foi, na sua altura e para sempre, um símbolo da projeção universal de Portugal, para aplicar a quem é um símbolo dessa ligação aos portugueses que estão espalhados por todo o mundo », referiu Marcelo.
« Já estou numa idade avançada e num dia em que eu já não esteja cá fisicamente eu quero acreditar que são mais importantes as ações e as coisas que eu fiz por cá do que a própria música », disse o cantor, em resposta a Marcelo Rebelo de Sousa.
« É um dia bonito », acrescentou o artista.
A seguir, no sítio oficial da Presidência da República Portuguesa, foi publicada a seguinte nota: « O Presidente da República condecorou Tony Carreira, pelo seu papel nas comunidades portuguesas, em particular em França, com o grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique, numa cerimónia que decorreu na Embaixada de Portugal em Paris ».