Brasil. Presidente Lula declara três dias de luto pelas 61 vítimas da queda de avião em São Paulo

Foto Oficial do Presidente Lula

Lula declara três dias de luto pelas 61 vítimas da queda de avião em São Paulo

email sharing button
linkedin sharing button
whatsapp sharing buttonO Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, declarou três dias de luto depois de um avião se ter despenhado no estado de São Paulo, causando a morte das 61 pessoas a bordo.

Numa nota publicada na rede social X (antigo Twitter), na sexta-feira, Lula da Silva decretou três dias de luto oficial em todo o Brasil, juntando-se assim à Câmara Municipal de Vinhedo, concelho onde ocorreu a tragédia.

Ao receber a notícia, durante a cerimónia de lançamento de uma fragata em que se encontrava a discursar, no estado brasileiro de Santa Catarina, o chefe de Estado brasileiro já tinha pedido “um minuto de silêncio para as vítimas”.

O avião da companhia aérea VOEPASS, um bimotor ATR-72-500, voava entre Cascavel e São Paulo e despenhou-se por volta das 13:25 (17:25 em Lisboa).

Vídeos publicados nas redes sociais mostram o avião a dar voltas em torno de si próprio antes de se despenhar no meio de um grande estrondo e muito perto de algumas casas.

De acordo com o ‘site’ especializado Flightradar, o avião tinha realizado mais dois voos durante a manhã antes de se despenhar.

O Governo do estado de São Paulo anunciou a criação de um gabinete de crise instalado no Aeroporto de Guarulhos, para onde se dirigia o avião, para esclarecer as causas do acidente – uma vez que a descoberta da caixa negra já foi confirmada -, identificar os corpos das vítimas e apoiar os familiares.

A VOEPASS disse em comunicado que « está a dar prioridade à prestação de assistência sem restrições às famílias das vítimas e a colaborar efetivamente com as autoridades para determinar as causas do acidente ».

O Presidente e o primeiro-ministro portugueses, Marcelo Rebelo de Sousa e Luís Montenegro, endereçaram mensagens de condolências a Lula da Silva.

Alfa/ com Lusa

Article précédentPedro Pichardo conquista prata no triplo salto depois do ouro em Tóquio2020
Article suivantParis2024: Ciclistas Iúri Leitão e Rui Oliveira campeões olímpicos em madison