Portugal. Montenegro anuncia um Passe Ferroviário a 20€ num país onde desistiram do comboio

O primeiro-ministro e líder social-democrata, Luís Montenegro, discursa durante a Festa do Pontal, que se realiza no calçadão de Quarteira, 14 de agosto de 2024. O ano passado, na rentrée política do PSD, o partido estava na oposição à maioria absoluta do PS, mas na sequência da Operação Influencer e da demissão de António Costa, as eleições antecipadas de março deram a vitória à coligação liderada por Luís Montenegro, que chega agora ao Pontal como primeiro-ministro. LUÍS FORRA/LUSA

Alfa – Opinião (Daniel Ribeiro)

Foi ontem no Pontal (Algarve), na festa da rentrée do PSD.

Confesso que o título desta notícia é exagerado, porque ainda circulam comboios no país, mas o PM Montenegro anunciou várias medidas sociais, entre elas um passe de 20€ para andar de comboio em Portugal.

Trata-se evidentemente de uma boa notícia, mas é inócua porque o problema em Portugal é que em muitas regiões do interior, as linhas de caminho de ferrro foram completamente abandonadas desde há anos e nunca mais foram repostas.

Por exemplo: a linha da Beira Alta (De Coimbra para a fronteira, a Guarda e etc.) está há dois anos e meio sem funcionar e o fim das obras – pelos vistos eternas – não está à vista.

O país abandonou a linha férrea de proximidade no interior e os Governos só pensam nas estradas e no TGV que nunca mais virá e que não servirá de nada para as regiões abandonadas.

Mais acima da Guarda, no Nordeste – Bragança, Vila Real, Chaves…. – também não existe nada em termos de CF. Aqui, há estações que foram transformadas em bares com esplanadas em cima das linhas férreas. Estranho país, este… onde, em termos de linhas regionais, só parecem ter interesse as de Cascais e equiparadas.

Article précédentAlmeida encabeça favoritos da ‘Vuelta’ com campeão Kuss e Roglic à espreita
Article suivantVenezuela: Portugal assina nova declaração a pedir fim da repressão e libertação de prisioneiros