Tumultos urbanos/Lisboa. José Luís Carneiro fala em « Incidente-rastilho » na Amadora

O candidato a secretário-geral do Partido Socialista (PS), José Luís Carneiro, fala aos jornalistas durante um encontro com militantes e simpatizantes da Federação Distrital de Bragança, em Alfândega da Fé, 25 de novembro de 2023. PEDRO SARMENTO COSTA/LUSA

Alfa/Lisboa

José Luís Carneiro, antigo secretário de Estado das Comunidades e ex-ministro da Administração Interna, quer a criação de « gabinete que trabalhe 24 horas por dia » para controlar os tumultos que, atualmente, se verificam na região de Lisboa desde há três dias.

Na CNN Portugal, onde é comentador regular, Carneiro defendeu ontem à noite a monitorização permanente « no quadro do Sistema de Segurança Interna » e disse que esse SSI deve realizar um « esforço de informação, esclarecimento e comunicação, particularmente com as populações da Área Metropolitana de Lisboa ».

No caso dos atuais tumultos, que se desenrolam desde há três noites consecutivas, vários vídeos demonstram que a vítima mortal, Odair Moniz, de 43 anos, não estava de faca em punho quando foi abatida a tiro por um jovem agente da PSP, que já foi constituído arguido e interrogado pela Polícia Judiciária. O canal televisivo, TVI e o jornal Expresso indicam que o próprio agente que matou a tiro Odair na madrugada de 2ª feira negou à PJ ter sido ameaçado com uma faca, contrariando a versão oficial da polícia.

No seu comentário, José Luís Carneiro, no qual condenou a violência, falou também de uma vítima e da sua família que estavam a integrar-se na sociedade e na necessidade de ser efetuada uma abordagem « pró-ativa nos bairros sensíveis » de forma a não serem criadas condições para a existência de « territórios de exclusão » em Portugal.

Depois da morte de Odair, na madrugada de segunda-feira, diversas zonas da região Lisboa entraram em clima de ebulição, desordem e de tumultos que se estenderam à margem sul do rio Tejo.

 

 

Article précédentMorreu o cantor Marco Paulo, aos 79 anos
Article suivantVitória SC soma novo triunfo na Liga Conferência frente ao Djurgarden