O programa ALFA 10/13 do jornalista Didier Caramalho recebeu em estúdio a nova Cônsul-Geral de Portugal em Paris, Mónica Lisboa. A diplomata compartilhou sobre sua trajetória e os desafios que enfrenta neste novo cargo.
Entrevista conduzida por Didier Caramalho no ALFA 10/13 do dia 29 de outubro de 2024:
Mónica Lisboa é a primeira mulher a assumir esta posição na capital francesa, onde a extensa comunidade portuguesa exige uma presença ativa e serviços consulares acessíveis. Substitui Carlos Oliveira que assume agora as funções de Embaixador de Portugal em Praga, na República Checa.
Mónica Lisboa nasceu em Lisboa e frequentou o Liceu Francês Charles Lepierre, onde concluiu o ensino secundário com um baccalauréat em Letras e Filosofia. Prosseguiu os estudos em Relações Internacionais no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, concluindo a sua licenciatura. Mais tarde, aprofundou-se em Estudos Europeus com uma pós-graduação na Faculdade de Direito da mesma universidade. A sua formação inclui uma forte base em língua e cultura francesas, fundamentais para sua nova missão em Paris, onde pretende promover uma relação de proximidade com a comunidade luso-francesa, incentivando o diálogo e a cooperação.
« É possível e não é difícil recorrer ao apoio do Consulado, aos nossos serviços. Estamos aqui para ouvir sugestões sobre formas de melhorar o nosso funcionamento », disse Mónica Lisboa
Mónica Lisboa traz uma vasta experiência diplomática, iniciada em 1995. Ela atuou em vários países, incluindo Índia, Suíça e Indonésia, e foi também consultora do presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. Hoje, é com orgulho que assume as suas novas funções em Paris.
Em conversa com Didier Caramalho, a Cônsul-Geral reconheceu a complexidade da comunidade portuguesa em França e nesse sentido ela « gostava que também viessem ter comigo, ou seja ter um diálogo em duas vias ». « Esse é o meu grande objetivo », afirmou. Da mesma forma, a diplomata salientou querer ouvir « grupos de pessoas que têm posições de algum destaque e conhecimento profundo no domínio da investigação, empresarial, de comunicação social: é importante ouvir cada um para saber o que nos une ».
O ALFA 10/13 saúda calorosamente a nova Cônsul-Geral de Portugal em Paris e deseja-lhe sucesso nesta sua missão. Muito bem-vinda!
Didier Caramalho