O elevador da Glória, em Lisboa, descarrilou esta tarde. Há indicação da existência de 15 mortos, 18 feridos, 5 em estado grave

The Glória lift in Lisbon, a popular transportation used by tourists, derailed this afternoon, Lisbon, Portugal, 3rd September 2025. Police authorities confirm that there were fatalities in the derailment of the Glória lift in Lisbon this afternoon, but does not specify the number of deaths. MIGUEL A. LOPES/LUSA

O elevador da Glória, em Lisboa, descarrilou esta tarde.  Há indicação da existência de 15 mortos, 18 feridos, 5 em estado grave. 

Elevador da Glória, em Lisboa, descarrilou – bombeiros.
O acidente terá sido causado por um cabo que se soltou. O elevador, com lotação esgotada, leva cerca de 43 pessoas.

O Governo decretou um dia de luto nacional, que será cumprido na quinta-feira, na sequência do acidente do elevador da Glória, em Lisboa, que causou 15 mortos, disse  fonte do gabinete do primeiro-ministro.

“Um trágico acidente ocorrido com o Ascensor da Glória, no concelho de Lisboa, no dia 03 de setembro de 2025, provocou a perda irreparável de vidas humanas, que enlutou as respetivas famílias e consternou o País. O Governo decide declarar um dia de luto nacional, como manifestação de pesar e solidariedade do povo português. Assim: É declarado o luto nacional no dia 04 de setembro de 2025″, refere o decreto hoje aprovado pelo Conselho de Ministros.

De acordo com fonte do gabinete do primeiro-ministro, Luís Montenegro cancelou parte da agenda de quinta-feira, mantendo apenas a reunião do Conselho de Ministros e a participação, por videoconferência no encontro de líderes da Coligação de Boa Vontade, sobre a Ucrânia.

Da agenda de quinta-feira do chefe do Governo constava também a assinatura do contrato de financiamento para habitação acessível com o Banco Europeu de Investimento e a presença no concerto de Carolina Deslandes no âmbito da Festa do Livro em Belém, que também foi cancelada.

No site da Presidência, Marcelo Rebelo de Sousa apresentou o pesar às famílias e afirmou que « espera que a ocorrência seja rapidamente esclarecida pelas entidades competentes ».

The Glória lift in Lisbon, a popular transportation used by tourists, derailed this afternoon, causing at least 20 injuries, two of which are critical, five minor and several trapped, Lisbon, Portugal, 3rd September 2025. MIGUEL A. LOPES/LUSA

 

Acidente/Elevador: Metsola diz que Europa está solidária com vítimas e famílias

A presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, sublinhou hoje que a Europa está solidária com os familiares e as vítimas do acidente com o elevador da Glória, em Lisboa, que causou 15 mortos.

« Os nossos corações estão com as pessoas atingidas pela tragédia do Elevador da Glória, uma referência para os lisboetas e visitantes do mundo inteiro », frisou Metsola, numa mensagem na rede social X em português onde desejou « uma rápida recuperação aos feridos ».

Em declarações aos jornalistas no local, Tiago Augusto, responsável da Unidade de Planeamento de Eventos, Protocolo de Estado e Gestão de Crises (UPPEC) do INEM disse que o acidente fez ainda 18 feridos, dos quais cinco em estado grave e 13 ligeiros, incluindo uma criança.

Num balanço final, adiantou que já foram retiradas do elevador todas as vítimas do descarrilamento.

O elevador da Glória é gerido pela Carris, liga os Restauradores ao Jardim de São Pedro de Alcântara, no Bairro Alto, num percurso de cerca de 265 metros e é muito procurado por turistas.

Com Agência Lusa e RTP.

Article précédentUcrânia: « Se Zelensky estiver preparado, que venha a Moscovo » – Putin
Article suivantAcidente/Elevador: Franceses partilham luto de Portugal – Macron

Flash Info

Flash INFO

0:00
0:00
Advertising will end in 

Journal Desporto

0:00
0:00
Advertising will end in 

x