Acidente/Elevador: Papa expressa “sentidas condolências” às vítimas

Criminal investigation department policemen make an assessment of the accident of the Gloria lift (funicular) in Lisbon, a popular transportation used by tourists, that derailed yesterday in Lisbon, Portugal, 4th September 2025. The accident caused the death to 17 people and also left 22 people injured. MIGUEL A. LOPES/LUSA

O Papa expressou hoje as suas “sentidas condolências” às famílias das vítimas do acidente de quarta-feira no elevador da Glória, em Lisboa, que causou 16 mortos e 21 feridos, de várias nacionalidades.

O secretário de Estado do Vaticano, o cardeal Pietro Parolin, enviou um telegrama em nome de Leão XIV ao Patriarca de Lisboa, Rui Valério, pedindo-lhe que transmita “às famílias enlutadas sentidas condolências, bem como a sua proximidade espiritual”, segundo o Vaticano.

“Ao mesmo tempo implora do Céu o completo restabelecimento dos feridos e a força da esperança cristã para quantos foram atingidos” devido ao desastre.

O elevador da Glória, composto por duas cabines elétricas motorizadas sincronizadas por cabo, descarrilou ao final da tarde de quarta-feira.

De acordo com o Vaticano, o Papa “lembra com especial gratidão aqueles que trabalharam nas operações de socorro e a todos, especialmente aos familiares dos falecidos, concede uma reconfortante bênção apostólica”.

O Patriarca de Lisboa preside hoje ao final da tarde a uma missa pelas vítimas do acidente, na Igreja de São Domingos, no Rossio, na baixa de Lisboa, indicou a Conferência Episcopal Portuguesa.

O desastre levou o Governo a decretar um dia de luto nacional hoje, enquanto a Câmara Municipal de Lisboa decidiu adotar três dias de luto municipal.

O elevador da Glória liga os Restauradores ao Jardim de São Pedro de Alcântara, no Bairro Alto, num percurso de cerca de 265 metros e é muito procurado por turistas.

 

Com Agência Lusa.

Article précédentAcidente/Elevador: Primeiro-ministro diz que estão confirmados 16 mortos e 5 feridos em estado crítico
Article suivantMorreu o estilista Giorgio Armani