
A França voltou a ser palco de protestos violentos. Mais de 500 pessoas foram detidas nos vários confrontos com a polícia registados nas manifestações desta quarta-feira.
Os manifestantes pegaram fogo a contentores e bloquearam estradas e rotundas.
De acordo com o Ministério do Interior, pelo menos 197 mil pessoas participaram no movimento « Bloquear tudo » hoje, com mais de 550 manifestações em todo o país.
Houve registo de cerca de 267 incêndios nas ruas em todo o país. Foram detidas 540 pessoas, incluindo 211 em Paris.
Há registos de confrontos em várias cidades e um cenário de destruição urbana.
O movimento de contestação « Bloquear tudo » nasceu nas redes sociais com o objetivo de contestar a proposta do rigoroso orçamento do agora demissionário primeiro-ministro, François Bayrou.
Nem a queda do Governo, nem a nomeação do novo primeiro-ministro Sébastien Lecornu, travou o protesto.
« Precisamos de mudança » foi uma das frases de ordem que mais se ouviu nos protestos.
A CGT (Confederação Geral dos Sindicatos) afirma ter 250 mil pessoas e « centenas de iniciativas cidadãs diversas ».
No seu site, o sindicato celebra « o sucesso da mobilização », o que « confirma a exasperação social ».
Com Agências