
Em Pont-de-Barret, uma pequena aldeia do sudeste de França com apenas 660 habitantes, o transporte público resume-se a um autocarro por dia. Para responder a esta limitação, os moradores criaram a sua própria solução de mobilidade: partilhar um carro entre vizinhos.
O veículo em causa é um Citroën ZX azul, oferecido pelo avô de um dos habitantes. As chaves ficam guardadas no café da aldeia e, sempre que alguém precisa, basta registar os quilómetros percorridos num caderno e contribuir com 25 cêntimos por quilómetro. O valor cobre combustível e manutenção.
Mais de 30 pessoas já utilizam o carro, seja para ir à cidade, enfrentar um dia de mau tempo ou substituir temporariamente o veículo próprio. A ideia surgiu quando se percebeu que muitos carros passavam dias parados nas garagens, enquanto outros moradores ficavam sem transporte.
A experiência tornou-se indispensável em Pont-de-Barret e já inspirou aldeias vizinhas. Em Crest, por exemplo, particulares emprestam os seus automóveis, colocando em rotação oito veículos para mais de 40 utilizadores.