
A Lufthansa, o maior grupo aéreo europeu, anunciou hoje a eliminação de 4.000 postos de trabalho até 2030, principalmente na Alemanha, no âmbito de um plano destinado a reforçar a rentabilidade.
A redução de pessoal, a maior desde a pandemia da Covid-19, será feita « em concertação com os parceiros sociais » e « o foco será colocado nos cargos administrativos, em vez das funções operacionais », precisou a empresa alemã num comunicado publicado durante o dia do investidor do grupo.
O Grupo Lufthansa manifestou no início do mês a intenção de analisar « cuidadosamente » o caderno de encargos da reprivatização da TAP, considerando na altura ser « o melhor parceiro » para a companhia aérea portuguesa « e para Portugal ».
A Lufthansa destacou a ligação histórica à TAP através da Star Alliance e o investimento em novas instalações de manutenção perto do Porto.
« Aguardamos com interesse a entrada no processo para avaliar os requisitos definidos pelo Governo e a viabilidade comercial de um eventual investimento », respondeu o grupo alemão quando questionado pela Lusa sobre a aprovação do caderno de encargos e calendário do processo de reprivatização da companhia aérea portuguesa.
Com Agência Lusa.