Foi inaugurada a rotunda-Linda-de-Suza em Champigny-sur-Marne

Rotunda Linda de Suza
Rotunda Linda de Suza

Linda de Suza tem desde este domingo, dia 5 de outubro, uma rotunda com o seu nome em Champigny-sur-Marne. Foi ali que, em 1969, a cantora pousou as malas num bairro de lata que acolhia então numerosos emigrantes portugueses.

Quase três anos passaram desde a morte de Linda de Suza. A artista franco-portuguesa, conhecida por canções como “Tiroli Tirola”, “L’Étrangère”, « Um Português » ou ainda « La fille qui pleurait » continua a ser uma figura muito estimada, especialmente em Champigny-sur-Marne (no departamento Val-de-Marne, 94) onde ainda vive uma importante comunidade portuguesa.

A data de inauguração desta rotunda não foi escolhida ao acaso: pois o dia 5 de outubro assinala o aniversário da Revolução de 1910, que pôs fim à monarquia e instaurou a república em Portugal. Uma data importante realçada por Francisco Ribeiro de Menezes, Embaixador de Portugal em França.

Com o filho João ao colo, Teolinda Joaquina de Sousa Lança, que só mais tarde adotaria o nome artístico Linda de Suza, chegou em 1969 a Champigny-sur-Marne, então com 21 anos, para se instalar num bairro de lata composto por barracas onde viviam emigrantes portugueses entre outros. Entre 1956 e os anos 1970, ali viveram até 15 000 pessoas. Teolinda deixou depois o bairro de lata em 1973 para se mudar para Paris. A partir dos anos 1980, tornar-se-ia uma das vozes mais célebres da comunidade portuguesa em França, conquistando também o público internacional.

As homenagens não ficarão por aqui: Laurent Jeanne anunciou também que uma estátua de Linda de Suza será brevemente instalada na rotunda que agora leva o seu nome.

Didier Caramalho

Article précédentNobel da Medicina atribuído a Mary E. Brunkow, Fred Ramsdell e Shimon Sakaguchi
Article suivantSporting vence FC Barcelona e sagra-se campeão mundial de hóquei em patins