Presidente da República promulgou Lei dos Estrangeiros

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa (C) e o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira (E) visitam a exposição “Gustavo Ludgero: quatro Décadas de Trabalho” no Futuro Matadouro – Centro Cultural do Porto, Porto, 16 de outubro de 2025. JOSÉ COELHO/LUSA

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou a Lei dos Estrangeiros, indica uma informação divulgada hoje no ‘site’ da presidência.

Na nota, Marcelo Rebelo de Sousa considera que o diploma, revisto e aprovado por 70% dos deputados, « corresponde minimamente ao essencial das dúvidas de inconstitucionalidade suscitadas por si e confirmadas pelo Tribunal Constitucional ».

O diploma da Assembleia da República altera a lei, de 04 de julho, que aprova o regime jurídico de entrada, permanência, saída e afastamento de estrangeiros do território nacional.

Esta nova versão foi aprovada em plenário em 30 de setembro com votos a favor de PSD, CDS-PP, Chega, IL e JPP, e votos contra de PS, Livre, PCP, BE e PAN, após o chumbo do Tribunal Constitucional em agosto a cinco normas do anterior decreto.

PS, Livre, PCP, BE e PAN e também o deputado único do JPP tinham votado contra a primeira versão, aprovada em 16 de julho com votos a favor de PSD, Chega e CDS-PP, em relação à qual a IL se absteve. O decreto foi elaborado a partir de uma proposta de lei do Governo PSD/CDS-PP e de um projeto de lei do Chega.

 

Com Agência Lusa.

Article précédentDia Mundial do Pão: símbolo de partilha e base da alimentação em todo o mundo
Article suivantEurodeputados pedem que Portugal e outros países da UE deixem gás russo em 2026