
Um homem que se apresentava como « marabout » nas redes sociais foi detido este fim de semana no Mali, acusado de fraude, depois de ter recolhido mais de 22 milhões de francos CFA (cerca de 33.500 euros).
O suspeito, conhecido apenas como M. Sinayogo, prometia que a seleção maliana de futebol venceria a Taça das Nações Africanas (CAN). No entanto, a equipa foi eliminada na sexta-feira, nos quartos de final, pelo Senegal (1-0).
Após a derrota, uma multidão irritada dirigiu-se à residência do « marabout », obrigando a polícia a intervir e a escoltá-lo até à detenção, realizada na brigada de combate à cibercriminalidade.
Segundo autoridades locais, a prática de charlatanismo é punida por lei, mas a detenção antes do término do torneio teria sido difícil devido à intensa mobilização dos fãs durante a CAN.
Fontes próximas explicam que M. Sinayogo, anteriormente conhecido como ativista político, proclamou-se « marabout » “da noite para o dia” e rapidamente acumulou fortuna através das promessas de vitória.
Rádio Alfa com AFP