Paris FC afasta rival Paris Saint-Germain nos 16 avos de final da Taça de França

© Didier Caramalho
© Didier Caramalho

O Paris FC afastou hoje o rival citadino Paris Saint-Germain nos 16 avos de final da Taça de França de futebol, ao vencer na visita ao recordista de troféus e atual detentor do cetro, por 1-0.

Os internacionais portugueses Vitinha e Gonçalo Ramos foram titulares nos anfitriões, que lançaram Nuno Mendes na última meia hora, mas deixaram João Neves no banco de suplentes, no segundo jogo em oito dias com o Paris FC, que tinham derrotado para a 17.ª jornada da Liga francesa (2-1).

Entre esses dois dérbis da capital gaulesa, que não se disputavam há 48 anos, o Paris Saint-Germain venceu a Supertaça nacional frente ao Marselha, através do desempate por penáltis (4-1), após 2-2 no tempo regulamentar, no Kuwait.

No reencontro com o clube no qual se formou e debutou como profissional, o suplente Jonathan Ikoné anotou o golo decisivo, aos 74 minutos, e causou surpresa no Parque dos Príncipes, impondo a quarta derrota esta temporada ao campeão europeu e intercontinental e tetracampeão francês.

Jonathan Ikoné anotou o golo decisivo, aos 74 minutos. © Didier Caramalho
Jonathan Ikoné anotou o golo decisivo, aos 74 minutos. © Didier Caramalho

Os parisienses ficaram sem hipótese de repetir o pleno de troféus internos celebrado nas últimas duas temporadas e já não eram afastados desde 2013/14 nos 16 avos de final da Taça de França, da qual são recordistas de conquistas, com 16, tendo arrebatado oito das 11 edições anteriores.

A equipa treinada pelo espanhol Luis Enrique não falhava um troféu desde julho de 2025, quando perdeu frente aos ingleses do Chelsea na final do renovado Mundial de clubes, nos Estados Unidos, tendo terminado o ano passado com seis troféus em sete possíveis, incluindo a primeira Liga dos Campeões da sua história.

Adversário do bicampeão português Sporting na sétima e penúltima ronda da fase de liga da principal prova europeia de clubes, em 20 de janeiro, o Paris Saint-Germain juntou-se a Lille, Angers, Nantes e Metz no elenco de primodivisionários que falharam o acesso aos ‘oitavos’ da Taça gaulesa.

O Paris FC afastou hoje o rival citadino Paris Saint-Germain. © Didier Caramalho
O Paris FC afastou hoje o rival citadino Paris Saint-Germain. © Didier Caramalho

Além do Paris FC, que nunca passou das ‘meias’, estão apurados para a próxima eliminatória mais oito representantes do escalão principal, casos do Lens, líder isolado da Ligue 1, do Lyon, treinado pelo português Paulo Fonseca, e de Rennes, Estrasburgo, Toulouse, Mónaco, Lorient e Nice.

Os 16 avos de final da 109.ª edição da Taça de França terminam na terça-feira, com a visita do Marselha, segundo emblema mais titulado, com 10 conquistas, ao Bayeux, do sexto escalão.

Radio Alfa com LUSA
Fotos Didier Caramalho

Article précédentTEMPESTADE 2.1 PODCAST – 10 DE JANEIRO 2025