Presidenciais’26: Mobilização para votar nunca vista nos Consulados de Portugal

Foto. Lusojornal. Consulado Paris Eleicoes - Antonio Marrucho.

Os Consulados de Portugal em França registaram esta manhã uma afluência inédita de eleitores para as eleições presidenciais de 2026. No Consulado-Geral de Paris, a circulação tem sido rápida, permitindo que os cidadãos exercam o voto em poucos minutos, segundo relatos de quem esteve no local.

Outros Consulados franceses, como os de Bordeaux, Marselha, Lyon, Estrasburgo e Toulouse, assim como os Consulados Honorários em Clermont-Ferrand, Nice, Montpellier, Orléans e Tours, também registaram grande movimento.

Apesar desta mobilização, surgem críticas devido à ausência de mesas de voto no Consulado Honorário de Lille e no Escritório Consular de Nantes, o que obrigou alguns eleitores a deslocarem-se a Paris ou a outras cidades para poder votar.

A tendência não se limita a França. Na Suíça, por exemplo, o fluxo de votantes tem sido igualmente elevado, refletindo um aumento significativo do interesse dos portugueses no estrangeiro pelo sufrágio. Muitos cidadãos viajaram centenas de quilómetros, como eleitores de Lille e Nantes a caminho de Paris, ou de Dijon para Lyon, demonstrando um envolvimento cívico sem precedentes.

Historicamente, a participação de portugueses no estrangeiro tem sido baixa nas eleições presidenciais devido ao número limitado de mesas de voto. Este ano, no entanto, parece ter ocorrido um verdadeiro “despertar democrático”, com muitos mais cidadãos a dirigirem-se às urnas.

Com LusoJornal.

Article précédent Benfica regressa às vitórias em visita ao Rio Ave
Article suivantPresidenciais/resultados: António José Seguro é o candidato mais votado com 30,56%, com 2718 freguesias apuradas