
Um violento ataque contra dois cidadãos indianos numa área de serviço da Autoestrada do Norte faz parte do conjunto de crimes investigados pela Polícia Judiciária na megaoperação que levou, esta semana, ao desmantelamento do grupo extremista 1143, liderado por Mário Machado.
A operação resultou em 37 detenções e na constituição de 15 arguidos por crimes como discriminação, incitamento ao ódio e à violência contra imigrantes e minorias étnicas.
Este ataque é apenas um dos vários episódios que sustentam a investigação da PJ, que aponta para uma atuação organizada e reiterada do grupo neonazi contra estrangeiros. A operação permitiu ainda identificar ligações políticas: três dos detidos já tinham sido candidatos pelo partido Chega. Entre eles está Rui Roque, apontado como líder do núcleo de Faro do 1143, bem como João Peixoto Branco e Rita Castro, ambos de Guimarães.
As autoridades consideram que o desmantelamento das chefias do 1143 representa um passo decisivo no combate a redes extremistas responsáveis por crimes de ódio em Portugal.
Rádio Alfa com Correio da manhã