Mau tempo: Homem de 75 anos realojado no Luso, Mealhada

A passagem da depressão Kristin na Figueira da Foz fez cair parte do telhado da antiga Universidade e atingiu, pelo menos, sete carros, 28 de janeiro de 2026. PAULO NOVAIS / LUSA

Um homem de 75 anos teve de ser realojado no Luso, concelho da Mealhada, na sequência da passagem da depressão Kristin pela região Centro do país, anunciou hoje o município.

“Está realojado, através dos serviços de Ação Social do município, o munícipe do Luso, de 75 anos de idade, que ficou desalojado esta madrugada depois de uma árvore ter afetado fortemente a sua habitação, na Rua Assis Leão”, adiantou.

De acordo com a Câmara, que encerrou hoje as escolas no município, “foram registadas várias ocorrências durante a madrugada e manhã, nomeadamente quedas de árvores e acumulação de detritos, sobretudo em vias públicas, originando condicionamentos à circulação em diversos locais do concelho”.

Todas as estradas no perímetro do concelho, no entanto, estão transitáveis e a energia elétrica está a ser reposta gradualmente.

Portugal continental está hoje a ser afetado pelos efeitos da passagem da depressão Kristin, após outras duas tempestades nos últimos dias – Ingrid e Joseph –, com chuva, vento, neve e agitação marítima, tendo sido emitidos vários avisos pelo IPMA.

A Proteção Civil está em estado de prontidão especial para nível 4, o máximo, em toda a orla costeira entre Viana do Castelo e Setúbal.

Os distritos de Coimbra e Leiria foram os mais afetados e no distrito de Lisboa, no concelho de Vila Franca de Xira, uma pessoa morreu quando uma árvore caiu sobre a viatura que conduzia.

O IPMA qualificou a Kristin como « ciclogénese explosiva », termo utilizado para depressões de forte intensidade, tanto em vento como em chuva.

Rádio Alfa com LUSA

Article précédentFernando Mamede, um dos grandes nomes da história do atletismo português, morreu esta terça-feira, aos 74 anos.
Article suivantURGENTE: Mau tempo: Um morto em Leiria devido a queda de estrutura