Benfica perde com Real Madrid na 1ª mão do play-off de acesso aos ‘oitavos’

Real Madrid's Vinicius Junior celebrates at the end of the UEFA Champions League soccer match between Benfica and Real Madrid, in Lisbon, Portugal, 17 February 2026. Real Madrid won 1-0. JOSE SENA GOULAO/LUSA

O Benfica perdeu hoje em casa por 0-1 com os espanhóis do Real Madrid, na primeira mão do play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões de futebol.

O Benfica falhou hoje nova noite ‘mágica’  e perdeu 0-1 com o Real Madrid, através de um fantástico golo de Vinícius Júnior, a decidir, ‘bailar’, provocar e protagonizar muita polémica.

Em partida da primeira mão do play-off de acesso aos oitavos de final da prova, o avançado brasileiro apontou o único golo, aos 50 minutos, que causou alguma ira nos benfiquistas e interrompeu o jogo por 10 minutos, alegadamente por racismo.

No Estádio da Luz, em Lisboa, as ‘águias’ não replicaram o triunfo da fase de liga e partem em desvantagem, ainda que pela margem mínima, para a segunda mão da eliminatória, no dia 25 de fevereiro, agora no Estádio Santiago Bernabéu, em Madrid.

Como prometido por José Mourinho na véspera, Dedic e Aursnes regressaram ao ‘onze’ inicial, nos lugares de António Silva e Barrenechea, enquanto Mbappé foi a jogo no lado do Real Madrid, depois de ter sido poupado durante o fim de semana.

Em relação ao jogo de 28 de janeiro, Rafa Silva foi a única novidade no conjunto da Luz, mas os madrilenos contaram com Alexander-Arnold, Rudiger e Camavinga, o que melhorou – e muito – a qualidade do Real Madrid em nova partida em Lisboa.

O Benfica voltou a entrar com ambição, mas o Real Madrid ganhou rapidamente a posse de bola e começou a somar várias aproximações, destacando-se Vinícius Júnior, aos 19, pertíssimo do golo na primeira vez que a bola furou a sólida defesa.

Uma grande defesa de Courtois, aos 24, travou um bom remate de Aursnes, sendo a melhor oportunidade do Benfica na primeira parte, que resistiu como pôde a um sufoco perto do intervalo, com três grandes oportunidades de golo dos espanhóis.

Após uma bela jogada aos 43, Mbappé rematou por cima à entrada da área e, no minuto seguinte, surgiu em grande posição para uma boa intervenção de Trubin, que, aos 45+1, voltou a evidenciar-se com uma grande defesa, perante Arda Güler.

Com o ‘nulo’ ao intervalo, o jogo permanecia em aberto, mas um golo fenomenal de Vinícius Júnior, aos 50, desfez rapidamente essa igualdade, ao fletir para dentro e rematar ao ângulo superior contrário, sem qualquer tipo de hipótese para Trubin.

O avançado brasileiro ‘bailou’ nos festejos em frente aos adeptos benfiquistas e a confusão instalou-se, com arremesso de objetos para o relvado e Vinícius Júnior a queixar-se de palavras de Prestianni, o que interrompeu o jogo por largos minutos.

O incidente tornou o jogo ‘quentinho’, com assobios ensurdecedores sempre que Vinícius Junior e Mbappé tocavam na bola, e o Benfica demorou a reagir ao tento sofrido, só com um cruzamento de Schjelderup chegado à baliza a criar ‘calafrios’.

Ríos e Sudakov, aos 74, e Lukebakio e Sidny, aos 80, foram apostas de Mourinho – expulso aos 85 minutos – e o cabo-verdiano criou perigo num livre direto aos 88, enquanto Trubin susteve dois remates de Vinícius Júnior nos minutos finais, que seguraram a vantagem mínima.

 

Com Agência Lusa.

 

Article précédent« Direito a saber » (n°21) – Tutela e curatela: regras distintas em França e em Portugal – ALFA 10/13
Article suivantApós destruição sem precedentes em Portugal, Radio Alfa reúne associações em emissão histórica