
O tradicional desfile militar do 14 de Julho decorreu esta terça-feira, nos Campos Elísios, entre o Arco do Triunfo e a Praça da Concórdia, sob o tema « o despertar estratégico da Europa ».
Participaram na cerimónia mais de 6.600 militares, 193 cavalos, 130 aeronaves (entre aviões e helicópteros) e 315 veículos militares, num dos maiores desfiles realizados nos últimos anos.
O Presidente francês, Emmanuel Macron, presidiu ao desfile pela décima e última vez enquanto chefe de Estado. Antes do início da parada, passou em revista as tropas junto ao Arco do Triunfo, acompanhado pela cavalaria da Guarda Republicana.
A Patrouille de France abriu o desfile aéreo, colorindo o céu de Paris com as cores da bandeira francesa. Seguiram-se aeronaves da Força Aérea francesa, incluindo caças Rafale, Mirage e aviões MRTT, bem como aviões de países parceiros, como a Alemanha, o Reino Unido e a Suécia.
A Marinha Nacional Francesa, que celebra este ano o seu 400.º aniversário, teve um lugar de destaque. Doze Rafale Marine e um avião de vigilância e comando E-2C Hawkeye voaram em formação de âncora, numa homenagem à história da força naval criada em 1626 por iniciativa do cardeal Richelieu.
No desfile terrestre participaram ainda 500 militares de 35 países, entre eles Portugal, que integram a Coligação dos Voluntários para a Ucrânia, incluindo 25 soldados ucranianos, que abriram a parada. Seguiram-se milhares de militares franceses das diferentes forças armadas, da Gendarmaria Nacional e das grandes escolas militares.
Entre os equipamentos apresentados estiveram viaturas Griffon, canhões Caesar e carros de combate Leclerc, acompanhados por sobrevoos de helicópteros, evidenciando a capacidade de cooperação entre os vários ramos das Forças Armadas francesas.
O desfile terminou com uma homenagem aos 400 anos da Marinha Nacional, protagonizada pelo Bagad de Lann-Bihoué, cujos músicos formaram o número 400 e uma âncora na animação final.
Com Agências e AI.