Merkel abre a porta a acordo com Macron sobre reforma da zona euro

Chanceler alemã diz estar preparada para chegar a um compromisso, a três semanas de cimeira chave sobre o tema.

 

A chanceler alemã, Angela Merkel, disse que a Alemanha deve estar preparada para chegar a um compromisso com a França no que diz respeito à reforma da zona euro, mostrando a sua abertura para negociar a três semanas de uma cimeira europeia em que o futuro do bloco está em jogo.

« Acho que vamos ao encontro um do outro com reformas à união monetária, mas estas reformas não são as únicas reformas de que precisamos », afirmou, mencionando as políticas de asilo, migração, desenvolvimento e segurança, segundo a agência Reuters.

« Com estas reformas, só vamos trabalhar com acordos », afirmou Merkel, num debate sobre a Europa promovido pela televisão alemã WDR.

« Aqueles que não forem capazes de chegar a um compromisso, vão contribuir para a rutura da Europa », afirmou.

Emmanuel Macron defendeu em março, durante a visita de Merkel a Paris após ter sido confirmada para um quarto mandato à frente da Alemanha, a necessidade de preparar um « roteiro claro e ambicioso até final de junho » para refundar a União Europeia, procurando ultrapassar as diferenças que existem entre ambos.

Merkel tem estado dividida entre chegar a acordo com Macron e manter os parceiros conservadores, que acusam o líder francês de procurar « uma união de transferências », na qual os países que recusam qualquer reforma seriam compensados com dinheiro alemão.

« Pessoalmente, não vejo fundos tão extensos que possam ser administrados a nível intergovernamental como a proposta francesa prevê », afirmou Merkel à WDR.

« Mas consigo imaginar que temos que fazer algo, e algo mais do que para os países que não estão no euro, para a convergência da zona euro », acrescentou.

Alfa/Dn/Reuteurs

Article précédentSá Pinto diz que “não estão criadas condições” para regressar agora ao Sporting
Article suivantPortugal tem 44 praias sem poluição