Crise dos Coletes Amarelos. Macron propõe debate nacional de três meses

French President Emmanuel Macron attends a ceremony at the Royal Military Academy Sandhurst, west of London on January 18, 2018. French President Emmanuel Macron will take part in a Franco-British summit to discuss migration and Brexit. / AFP PHOTO / Ludovic MARIN (Photo credit should read LUDOVIC MARIN/AFP/Getty Images)

Para tentar conter o movimento dos « coletes amarelos », o Presidente Emmanuel Macron propôs esta terça-feira o lançamento de uma « grande concertação de terreno », durante três meses, sobre as políticas públicas e fiscais, o desenvolvimento das regiões e a transição ecológica.

Os « coletes amarelos » foram convidados a participar no debate com outros atores franceses, políticos ou associativos.

Apesar da novidade desta proposta, o Presidente não anunciou uma mudança de orientação sobre as taxas e os preços dos carburantes, que é uma das principais reivindicações do movimento dos « coletes amarelos ».

Emmanuel Macron falava durante a apresentação da sua política energética para os próximos anos.

Sobre as revindicações concretas do movimento social que se radicalizou no passado fim de semana com incidentes graves em Paris, Emmanuel Macron foi vago e no fundo limitou-se a anunciar o debate nacional durante três meses.

Deseja desse modo travar, sem ceder, os protestos dos « coletes amarelos ».

Reconheceu no entanto as dificuldades dos franceses mais desfavorecidos e anunciou que, no futuro, as taxas sobre os preços dos carburantes serão adaptadas ao preço do petróleo.

Article précédentSonda que vai estudar o interior de Marte aterrou no planeta
Article suivantPetit é o novo treinador do Marítimo