Sporting persiste nas goleadas, Benfica nos ‘mínimos

Sporting e Benfica avançaram na Taça de Portugal em futebol com registos bem diferentes, já que os ‘leões’ prosseguem com a ‘veia’ goleadora e o Benfica voltou a ganhar pela margem mínima.

De comum, apenas a série de vitórias já bem interessante – seis para as ‘águias’ e oito para o Sporting, das quais sete sob o comando de Marcel Keizer e com números ‘volumosos’.

Para a lista dos oito sobreviventes na prova fica apenas uma equipa da II Liga, o Leixões, deixando de haver clubes do Campeonato de Portugal. O último a cair foi o Montalegre, que resistiu o mais que conseguiu ao Benfica, para ceder por 1-0.

Pela sexta vez de seguida, o Benfica vence e não sofre golos, pelo que o cabeceamento do argentino German Conti, aos 31 minutos, chegou para o ‘passaporte’ para os quartos de final ser garantido em Montalegre.

Em Alvalade, o futebol de pendor ofensivo do Sporting, uma marca assumida de Keizer, mantém-se em pleno. Com os 5-2 de hoje ao Rio Ave, os ‘leões’ seguem com uma média de mais de 4,00 golos por jogo.

O Rio Ave é o primeiro clube a cruzar-se duas vezes com o Sporting: em 03 de dezembro, em Vila do Conde, perdeu por 3-1, mas agora foi simplesmente impotente para evitar uma goleada.

Tal como no domingo, com o Nacional, o resultado foi de 5-2, só que agora os lisboetas não precisaram de recuperar de 2-0 e começaram logo na frente, com o golo do maliano Abdoulay Diaby, aos três minutos.

Para gáudio do estádio José Alvalade, plenamente ‘reencontrado’ com a equipa, também houve golos para Bas Bost (32 e 61) e Bruno Fernandes (42), e de novo para Diaby (77). Os vila-condenses marcaram aos 45+1, com um autogolo de Bruno Gaspar, e aos 81, com uma grande penalidade de Carlos Vinicius.

Com FC Porto e Sporting de Braga já apurados de véspera, a lista dos últimos oito na prova passou hoje a ter, também, mais três primodivisionários: Guimarães (1-0 ao Boavista), Aves (2-0 ao Chaves) e Feirense (bateu o Paços de Ferreira nos penaltis, após 1-1).

A exceção é agora o Leixões, nono da II Liga, que na terça-feira afastou o Tondela, também nas grandes penalidades.

 Resultados dos oitavos de final da Taça de Portugal em futebol:

– Terça-feira, 18 dez:

Vitória de Setúbal (L) – (+) Sporting de Braga (L), 0-0 (0-1 ap).

(+) Leixões (II) – Tondela (L), 2-2 (2-2 ap, 4-2 gp).

(+) FC Porto (L) – Moreirense (L), 4-3.

– Quarta-feira, 19 dez:

(+) Feirense (L) – Paços de Ferreira (II), 0-0 (1-1 ap, 4-2 gp).

(+) Desportivo das Aves (L) – Desportivo de Chaves (L), 2-0.

Boavista (L) – (+) Vitória de Guimarães (L), 0-1.

(+) Sporting (L) – Rio Ave (L), 5-2.

Montalegre (CP) – (+) Benfica (L), 0-1.

(+): Apurado para os quartos de final.

Alfa/Lusa.

Article précédentUm relatório sobre a emigração que não é um relatório. Opinião. Por Carlos Pereira
Article suivantO Referendo de Iniciativa Cidadã, um problema que sobra para 2019. Por Luísa Semedo