Francesa Total compra gigante das renováveis em Portugal por mais de 600 milhões

Petrolífera francesa Total compra gigante das renováveis em Portugal – notícia do Expresso-Diário desta segunda-feira.

A multinacional francesa entra diretamente para o quarto lugar da produção eólica em Portugal

Foto: STEPHANE MAHE / REUTERS

A Total venceu a corrida à compra da Novenergia, o quarto maior produtor de energias limpas em Portugal, com uma oferta superior a 600 milhões de euros, informa o Expresso.

O mesmo jornal acrescenta: « a Total, multinacional francesa do sector petrolífero, concluiu no final da semana passada a compra da Novenergia, sociedade que tem como principal ativo a Generg, que é o quarto maior produtor de energias renováveis em Portugal ».

Entre os grupos que também disputavam a aquisição da empresa de energias limpas estavam a estatal chinesa Datang, o fundo norte-americano Contour Global e a Finerge (outro dos grandes produtores de energia eólica em Portugal).

De acordo com a informação recolhida pelo Expresso, a Total ofereceu mais de 600 milhões de euros pela Novenergia, além de assumir a dívida do grupo. A oferta ficou ligeiramente acima da proposta que a Novenergia tinha recebido da Datang na primeira tentativa de venda, proposta essa que se aproximava dos 600 milhões.

A Novenergia é uma sociedade que tem a sua sede no Luxemburgo, e que é presidida pelo antigo secretário de Estado do Ambiente, Carlos Pimenta.

Leia mais em Expresso-Diário

Article précédentAvião que transportava Emiliano Sala não tinha autorização para voos comerciais
Article suivantLiga Portuguesa de Futebol. Benfica goleia Chaves e continua a um ponto do FC Porto, Sporting empata na Madeira