Governador do Banco de França: “A recuperação em Portugal nos últimos 5 anos é impressionante e encorajadora para a Europa: as reformas funcionam”
François Villeroy de Galhau aponta Portugal como inspiração para o resto da Europa. Em entrevista ao Expresso, o governador do Banco de França recusa ainda a ideia de que a zona euro está a caminhar para uma recessão – trata-se de um abrandamento temporário, defende.
Entrevista ao jornalista João Silvestre, que será publicada integralmente o próximo sábado no Expresso.
François Villeroy de Galhau esteve em Portugal na semana passada para uma conferência no Banco de Portugal. Ao Expresso, refere que “o cenário mais plausível” para a zona euro é uma recuperação ainda este ano e que, neste contexto, “normalização da política monetária é desejável”.
Sobre a situação em Portugal, afirmou:
« O que posso sublinhar é que a recuperação em Portugal nos últimos cinco anos é bastante impressionante: no crescimento, na redução do desemprego e na diminuição do défice. É o resultado de um ajustamento e de reformas corajosas. É também um sinal encorajador para o resto da Europa: as reformas funcionam ».