Estudo. Os vegetarianos e/ou vegans terão maior risco de sofrer um AVC

Este risco no entanto não abrange as pessoas que comam apenas peixe. 48.188 pessoas sem antecedentes cardíacos participaram num estudo e foram agora reveladas as conclusões.

Não comer carne para preservar a sua saúde é um argumento muitas vezes utilizado pela maioría das pessoas que optam por um regime vegan e/ou vegetariano. No entanto, segundo um estudo publicado pelo British Medical Journal no passado dia 4 de setembro e divulgado pela CNN, este poderá ser um argumento não totalmente certo.

Para chegar a estas conclusões, um grupo de cientistas britânicos analisaram os dados de 48.188 participantes com vários regimes adotados.

Segundo este estudo, as pessoas que comem peixe e os vegetarianos, incluindo os vegans – que foram seguidos pelos cientistas apresentavam taxas de  cardiopatia ischemica (doença das artérias coronárias) inferior a 13% em relação às pessoas que comem carne. Dados que de resto confirmaram anteriores estudos.

O AVC mais frequente nos vegetarianos e vegans:

No entanto, a tendência não é a mesma, em relação aos acidentes vasculares cerebrais (AVC): A taxa será de 20% mais elevada nos vegetarianos e vegans em relação às pessoas que optam por comer carne, segundo as conclusões deste estudo.

Este risco, e segundo estes trabalhos, não abrange as pessoas que consomem apenas peixe. Sendo que uma das explicações, é, « o facto dos consumidores de peixe não terem os níveis de colesterol tão baixo como os vegetarianos », disse uma das cientistas, Tammy Tong, à CNN.

« Outros estudos suplementares serão no entanto necessários, noutras populações com outros regimes alimentares, para identificar os elementes susceptiveis de causarem estes resultados » adiantaram os cientistas que realizaram o estudo.

Article précédentFranceses “têm muitas alternativas no Porto” apesar da falência da Aigle Azur – Luís Pedro Martins da TNTP
Article suivantEuro2020. Portugal vence na Sérvia (4-2) e sobe ao segundo lugar do Grupo B