O clássico entre Sporting e FC Porto ‘abrilhanta’ a entrada da I Liga de futebol em 2020, com os ‘dragões’ a terem um teste duro na candidatura ao título e quando estão a quatro pontos da liderança.
Na 15.ª jornada, a equipa de Sérgio Conceição entra no domingo no Estádio José Alvalade (18:30), já depois de o campeão Benfica defrontar no sábado fora o Vitória de Guimarães (5.º classificado), a partir das 21:30.
Para as contas do campeonato, o resultado entre FC Porto e Sporting anda de ‘braço dado’ com aquilo que o Benfica fizer em Guimarães, numa época em que os ‘encarnados’ seguem 100 por cento vitoriosos nos jogos da I Liga fora, com seis triunfos.
Em Guimarães, Bruno Lage tem o plantel cada vez mais próximo da máxima força, com o regresso aos treinos, no primeiro dia do ano, na quarta-feira perante 22 mil espetadores na Luz, de André Almeida e de Rafa Silva, recuperados de lesão.
A última vez que o Benfica perdeu pontos em Guimarães foi em 2014/15, mas com um empate que foi suficiente para garantir então o título de campeão.
No domingo, em Alvalade, o FC Porto terá maior pressão, com a equipa a procurar diminuir ou, pelo menos, manter a distância para as ‘águias’, mas num jogo em que a história recente não está do lado dos ‘azuis e brancos’.
Com a primeira volta ainda por completar, o Sporting já está a 13 pontos do Benfica, e é o FC Porto que parece ter mais a perder, num campo onde não vence desde 2008, com seis triunfos dos ‘leões’ e oito empates em 14 jogos.
Para o clássico, Silas poderá contar com Bolasie, despenalizado de castigo, e com o ‘reforço’ sub-23 Pedro Neto, enquanto que do lado portista o plantel deverá estar na máxima força, sem castigados ou lesionados.
A jornada que marca o regresso da Liga, em paragem competitiva há mais de duas semanas, terá a estreia de três treinadores: Rúben Amorim no Sporting de Braga, Ricardo Soares no Moreirense e Daniel Ramos no Boavista.
O Braga, que rescindiu com Sá Pinto, está nos 16 avos de final da Liga Europa e na ‘final four’ da Taça da Liga, mas na I Liga a equipa segue no oitavo lugar, e nos dois últimos jogos perdeu com as equipas de fundo de tabela, Aves e Paços de Ferreira.
Os bracarenses iniciam o ano em jogo no sábado no Jamor (19:00), frente ao Belenenses SAD (14.º), emblema que também não vence há dois jogos, mas um dos quais um empate em casa com o FC Porto e o outro fora com o Moreirense.
No Boavista (9.º), que recebe no sábado o Portimonense (16.º), Daniel Ramos substitui Lito Vidigal, num momento em que a equipa axadrezada tem quatro derrotas nos últimos seis jogos, embora os algarvios só tenham vencido fora à segunda jornada.
A outra estreia será a de Ricardo Soares no Moreirense, após a saída de Vítor Campelos, com a equipa de Moreira de Cónegos a visitar no domingo o 17.º e penúltimo classificado, o Paços de Ferreira (16:00).
Ainda nesta 15.ª ronda, o ‘promovido’ Famalicão (4.º) recebe no domingo o Vitória de Setúbal (7.º), num momento em que os famalicenses – que chegaram a liderar o campeonato -, cumprem a sua pior série (dois empates e três derrotas) e não vencem há dois meses.
Programa da 15ª jornada (Horas em Paris):
– Sábado, 04 jan:
Desportivo das Aves – Santa Clara, 16:30.
Boavista – Portimonense, 16:30.
Belenenses – Sporting de Braga, 19:00.
Vitória de Guimarães – Benfica, 21:30.
– Domingo, 05 jan:
Paços de Ferreira – Moreirense, 16:00.
Tondela – Gil Vicente, 16:00.
Rio Ave – Marítimo, 16:00.
Sporting – FC Porto, 18:30.
Famalicão – Vitória de Setúbal, 21:00.
Alfa/Lusa.