Marcelo contra exceções para a Festa do “Avante!”

PR Marcelo contra exceções para a Festa do “Avante!” – in Expresso, edição deste sábado

Presidente espera que autoridades definam regras muito claras. PCP mantém a organização e já escolheu o secretariado do evento

Vacinado com o que se passou no 1º de Maio, em que começou por abrir espaço para excecionar as comemorações do Dia do Trabalhador durante o estado de emergência e acabou a criticar a forma como tudo se passou, Marcelo Rebelo de Sousa quer dar mais atenção à Festa do “Avante!”. Para o Presidente da República, as autoridades sanitárias vão ter que “explicar com muita clareza quais são as regras e os limites que não podem ser ultrapassados”. Porque, apurou o Expresso, o Presidente entende que “aqui há uma sensibilidade acrescida” e “não pode haver exceções”.

PCP nem sequer pondera o cancelamento e garante que “observará as recomendações das entidades de saúde em vigor”

No 1º de Maio, Marcelo Rebelo de Sousa defendeu que as comemorações deviam realizar-se e foi o primeiro a abrir espaço para que isso pudesse acontecer quando introduziu um parágrafo no decreto sobre o estado de emergência onde se lia isso mesmo. Mas depois de ouvir a ministra da Saúde, Marta Temido, quando confrontada com o coro de críticas ao 1º de Maio, a responsabilizar “o decreto presidencial”, Marcelo clarificou a situação. “Confesso que, quando pensei na regra, pensei numa cerimónia mais simbólica, mais restritiva, menos ampla, do tipo da cerimónia do 25 de Abril”, escreveu na sua página oficial. E apontou o dedo às “autoridades sanitárias” quando disse que estas tiveram uma interpretação “mais extensa, ampla e vasta” do que a sua.

PCP NÃO PONDERA CANCELAR

Do lado do PCP, a posição é clara: o cancelamento não é uma opção e as notícias sobre isso consistem num ataque ao partido, que os comunistas dizem já vislumbrar desde a polémica sobre a celebração do 25 de Abril. Questionado pelo Expresso sobre se pondera cancelar a festa, o gabinete de imprensa do PCP refere taxativamente “a sua edição de 2020”, sem lugar a dúvidas sobre a sua realização. Mas promete que o evento, o maior do calendário anual do PCP, “observará as recomendações das entidades de saúde em vigor”. No sábado decorreu a 27.ª assembleia da Organização da Célula da Festa do “Avante!”, depois de terem sido eleitos novos membros para o seu secretariado. Segundo o “Avante!”, o encontro serviu para definir prioridades e tarefas, incluindo o sentido de assegurar “o sucesso da próxima Festa do ‘Avante!’”.

Article précédentOMS avisa que Europa pode enfrentar segunda vaga letal de covid-19 a partir do Outono
Article suivantOMS estuda ligação entre coronavírus e doença de Kawasaki em crianças