« Confinamento » em Lisboa. Marcelo subscreve desmentido do Governo ao « El País ». Jornal espanhol « El País » noticiou esta sexta-feira que o Governo teria ordenado o confinamento de três milhões de pessoas em Lisboa. Ministério dos Negócios Estrangeiros desmentiu, Marcelo disse ser necessário « repor a verdade ».
Marcelo Rebelo de Sousa referiu-se esta sexta-feira à notícia publicada na primeira página do jornal espanhol « El País », dando conta do desmentido que foi feito pelo Governo através de uma nota emitida pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros. O Presidente da República declarou ser necessário « repor a verdade » a propósito da informação divulgada por aquele jornal de que teria sido imposto o confinamento a três milhões de habitantes em Lisboa.
« Mantém-se apenas o estado de calamidade num número limitado de freguesias », esclareceu Marcelo, e « em todas as outras há uma transição para um estado de menor gravidade, concretamente o estado de alerta ».
Na edição desta sexta-feira, o « El País » noticiou que o Governo português teria ordenado o confinamento a três milhões de pessoas, o que suscitou um desmentido do Ministério dos Negócios Estrangeiros, com um pedido de correção urgente da informação, alegando ser « totalmente falso » que aquela decisão tivesse sido tomada.
« O Ministério dos Negócios Estrangeiros lamenta profundamente que um jornal com o prestígio e a responsabilidade do ‘El País’ publique uma tal falsidade », refere a nota divulgada, que acrescenta: [O MNE] espera que [o ‘El País’] possa fazer a correção devida com a urgência e a publicidade que essa falsidade exige ».