Covid-19: Novos casos continuam em França acima de 20.000 (23.996 infetados em 24 horas, registados até ontem sábado), mas o Presidente Emmanuel Macron acredita que com a vacinação, as medidas restritivas atuais e as temperaturas mais amenas da primavera a situação vai melhorar sensivelmente. E que não será necessário decretar um novo confinamento geral do país.
Por Daniel Ribeiro/Alfa
A « maire » de Paris, Anne Hidalgo, desejou confinar a capital durante três semanas, mas foi criticada e chamada à atenção – e abandonou a ideia.
O Presidente e o Governo acreditam nas medidas atuais e apostam tudo numa melhoria da situação com as medidas muito restritivas atuais, a chegada das temperaturas mais quentes da primavera e no sucesso da campanha de vacinação.
O Presidente Emmanuel Macron tenta a todo o custo não voltar a confinar todo o país, apesar das infeções continuarem num planalto muito elevado, superior a 20 mil/dia.
Em França há um recolher obrigatório em todo o território das 18h às 6h e bares, museus, cinemas, teatros, ginásios e mesmo estações de esqui estão fechados. Restaurantes também estão encerrados e apenas funcionam em regime de « take-away ».