Espanha trava comboios internacionais noturnos e deixa Portugal isolado – a notícia é dada hoje pelo jornal Público em Portugal.
« Governo espanhol diz que a alta velocidade é tão competitiva que já não se justificam comboios noturnos, suspensos há exactamente um ano. Mas entre Madrid e Lisboa não há alta velocidade », escreve o diário português.
O histórico Sud Expresso, que partia de Santa Apolónia, em Lisboa, está suspenso há um ano devido à pandemia e não voltará a circular.
Trata-se de uma decisão unilateral da Espanha que, em termos de ligações ferroviárias, vai isolar Portugal do resto da Europa. Com efeito, Madrid decidiu acabar com os comboios noturnos, mesmo os que eram geridos em conjunto com a CP, como a ligação Madrid-Lisboa (Lusitânia Expresso).
Portugal apenas explorava sózinho, através da CP, o Sud Expresso. Agora vai ser difícil pô-lo de novo nos carris porque passará a ter custos demasiado elevados dado que, informa o Público, o Sud Expresso e o Lusitânia deixarão de formar uma única composição com destino a Lisboa.
« María José Rallo, secretária-geral dos Transportes e Mobilidade, anunciou na semana passada no parlamento espanhol que os comboios noturnos que cruzavam a Península Ibérica antes da pandemia não deverão voltar aos carris. Motivo: a alta velocidade tem tempos de viagem tão competitivos que já não se justifica manter comboios que demoram uma noite a ligar duas cidades. E com esta posição, Portugal fica isolado nas ligações ferroviárias com o resto da Europa », escreve o jornal português.