O Lusitanos de St Maur foi sancionado pela FIFA. Multa de 50 mil euros. Na base desta decisão está um contrato de trabalho de 2 anos, que não foi cumprido, com um dos seus jogadores portugueses. Os Lusitanos já anunciaram que vão recorrer da decisão.
O orgão máximo do futebol mundial condenou a equipa do val-de-marne (dep94) na região de Paris a pagar 50 000€ ao seu antigo jogador Joel Silva, 30 ans, que esteve ao serviço do clube, liderado por Mapril Baptista, entre julho et dezembro de 2019.
Mapril Baptista confessou ao jornal Le Parisien « Tenho a sensação que a FIFA é uma ditadura. Não jogámos este ano devido à pandemia e agora somos ‘punidos’ com 50 mil euros sem razão. Foi o próprio jogador que deixou o Clube há mais de um ano. É uma situação que nos fragiliza uma vez que alguns dos nossos patrocinadores também nos deixaram durante esta crise sanitária. Vamos de certeza recorrer desta decisão ».
Lembramos o caso. O Lusitanos contrata em julho de 2019 Joel Silva, um atacante proveniente do Fafe que tinha marcado 15 golos. Em França o jogador não tinha um contrato ‘federal’, mas sim uma licença amadora com um contrato de trabalho de dois anos. O problema é que Joel Silva não consegue adaptar-se e participa em apenas 2 jogos do campeonato National2 (D4 francesa), contra o Sedan e o Belfort e um jogo da Taça de França contra o Gennevilliers (R2).
Durante as festas de fim de ano o atacante português regressa a Portugal e assina pelo Alverca. O clube faz o normal nestas situações, ou seja pede à Federação Francesa para enviar o chamado CIT (certificat international de transfert) que é indespensável para que a transferência do jogador seja aceite. Segundo o Jornal ‘le Parisien’, a FFF ‘virou-se’ então para o Lusitanos de St Maur que aceita e confirma a saída do jogador.
Joel Silva realiza a segunda parte da época com o Alverca e contacta o Lusitanos de St Maur em julho 2020 para realizar a temporada 2020-2021. O Lusitanos recusa o regresso do jogador pensando que tinham esse direito, uma vez que o jogador tinha assinado por outro clube. Joel Silva decide então, por intermédio do seu advogado, pedir à FIFA para resolver este litígio com base no contrato de trabalho assinado. A FIFA acabou por dar razão ao jogador e condenar o Lusitanos.
Notícia com Jornal le Parisien.