Covid-19: Lisboa vai estagnar no desconfinamento, anunciou o presidente da Câmara, Fernando Medina. Mais algumas localidades, como Braga, estão também em risco de não avançar no desconfinamento devido aos níveis da pandemia.
“Lisboa não está em condições de fazer esse avanço”, anunciou o presidente do município, durante o habitual espaço de comentário, ontem à noite, na TVI24.
Fernando Medina considerou que a cidade “está numa situação que não é fácil”, uma vez que “o número de casos excedeu o patamar dos 120 [contágios por 100.000 habitantes]”.
Durante a última semana, o número de infeções na capital “continuou a progredir, embora a um ritmo mais lento”.
“Amanhã (hoje), que é o dia da avaliação, não irá progredir relativamente ao desconfinamento, também não irá regredir”, prosseguiu o autarca.
A “grande questão” é saber se vai ser possível, “durante as próximas semanas, controlar a situação, eventualmente conseguindo que ela se reduza e melhore, ou então se se vai registar um agravamento da situação”, explicitou o presidente da Câmara Municipal de Lisboa.
A confirmar-se, isto significa que Lisboa mantem as regras atualmente em vigor, como o teletrabalho obrigatório e a restauração a encerrar às 22h30, por exemplo, e, no pior cenário, poderia ser forçada a recuar para as fases anteriores.
Em risco de não avançar no desconfinamento estão os seguintes concelhos:
Braga, Cantanhede, Castelo de Paiva, Lisboa, Salvaterra de Magos e Vale de Cambra.
Recorde-se que, em Lisboa, estão proibidas as festas e arraiais dos Santos Populares.