Incêndio/França: 2 mortos e reacendimentos. Incêndio continua forte no sudeste e não está ainda controlado apesar do Presidente Emmanuel Macron ter ontem declarado que o « pior foi evitado », dando a entender que estava a ficar controlado. Uma pessoa continuará desaparecida e há feridos entre civis e bombeiros.
1200 bombeiros continuam esta tarde a combater as chamas na região do Var (a norte de Saint-Tropez…), que atingem 7000 hectares de terrenos desde segunda-feira, entre eles zonas de vinhas.
O prefeito da região fala em reacendimentos « extremamente fortes ».
Cerda de 10 mil pessoas, incluindo turistas franceses e estrangeiros, foram evacuados. O fogo começou no município de Gonfaron, onde há vários parques de campismo.
Pelo menos entre 15 a 20 moradores, bem como cinco bombeiros, também ficaram feridos.
O grande incêndio atinge o maciço dos Mouros, a poucos quilómetros da costa francesa de Côte d’Azur (Riviera francesa).
Das 10.000 pessoas que foram retiradas da área desde que foi declarado o incêndio, 7.000 tiveram que ser alojados na noite de terça-feira e hoje ainda não poderão retornar às suas casas ou campismos.
O Presidente francês, Emmanuel Macron, que passa férias em Fort Brégançon, a poucas dezenas de quilómetros do incêndio, foi na terça feira ao centro de controlo de bombeiros e lembrou que a França não teve este verão situações idênticas a outros países, nomeadamente Grécia, Turquia, Argélia ou Marrocos.