Alfa
Até ao final de setembro, o país deverá alcançar 85% com a vacinação completa, ou seja a quase totalidade da população, se forem contabilizadas as crianças até aos 12 anos, que não são chamadas para as vacinas e que representam 12/13% dos residentes em Portugal. Apenas 4% dos habitantes em Portugal recusaram a vacina.
O político Luís Marques Mendes, comentador da SIC, realçou um “dia histórico” e o sucesso do processo de vacinação.
A meta foi alcançada em “oito meses e uma semana” e a expectativa é de que a meta de ter 85% da população com a vacinação completa seja alcançada “dentro de duas ou três semanas”, ou seja, ainda antes do fim do mês de setembro, indicou o canal televisivo.
É essa meta que irá determinar o avanço para a última etapa de levantamento de medidas, que poderá ser antecipada, e com a qual terminarão os limites de lotação nos estabelecimentos, nos espetáculos culturais, em eventos como casamentos e batizados, além de deixarem de existir limites de pessoas por grupo, quer no interior, que no exterior dos restaurantes, cafés e pastelarias.
Também bares e discotecas reabrirão a sua atividade habitual mediante apresentação de certificado digital ou teste negativo.
Portugal é, neste momento, o 2.º país do mundo com maior taxa de vacinação com a primeira dose, apenas atrás dos Emirados Árabes Unidos.