Foi conhecido como « O Magnífico » e era tratado familiarmente por « Bébel ».
O jornal Le Monde anuncia a morte desta lenda do cinema francês deste modo:
La mort de Jean-Paul Belmondo, star populaire du cinéma français
Inoubliable dans « A Bout de souffle », « L’As des as », « Un singe en hiver », acteur parmi les plus populaires, « Bébel » a commencé avec Godard et la Nouvelle Vague avant de prendre le virage de la comédie et du film d’action. Avec plus de 80 films en soixante ans de carrière, il est mort lundi à l’âge de 88 ans à Paris.
A sua morte foi anunciada nesta segunda-feira pelo seu advogado.
Belmondo era, desde há muitos anos, uma lenda do cinema francês. Tem no CV mais de 80 filmes, dos mais exigentes, de autor, aos mais populares, de comédia e de ação.
Jean-Paul Belmondo nasceu em Neuilly-sur-Seine, nos arredores de Paris, a 9 de abril de 1933.
Eis o despacho que acaba de editar a agência Lusa sobre a morte deste gigante do cinema francês:
« O ator francês Jean-Paul Belmondo, um dos mais consagrados do cinema, morreu hoje, aos 88 anos, em Paris, disse o seu advogado à Agência France Presse (AFP).
“Ele estava cansado há algum tempo. Morreu tranquilamente”, precisou o advogado de Jean-Paul Belmondo, em declarações à AFP.
O ator, a quem chamavam ‘Bébel’, participou em cerca de 80 filmes e interpretou papéis inesquecíveis em filmes como “O acossado”, de Jean-Luc Godard, no início da carreira, e “O irresistível aventureiro”, de Georges Lautner, na década de 1980. »