Covid-19: Impasse na Assembleia francesa sobre o « passe vacinal », cujo debate foi suspenso no meio de uma grande e acesa discussão na noite de ontem, segunda-feira, para hoje, terça-feira. O diploma do Governo francês visava transformar o « passe sanitário » em « passe vacinal ».
Alfa
Este novo certificado iria tornar o acesso a locais públicos apenas possível a pessoas vacinadas, quando até agora era possível mediante a apresentação de um teste com menos de 48 horas para os não vacinados frequentarem bares, restaurantes, cinemas e determibados transportes públicos.
A nova lei, que deveria entrar em vigor já no dia 15 de janeiro, segundo o calendário estipulado pelo Governo, encontrou forte oposição na Assembleia francesa, com os deputados dos diferentes grupos parlamentares a apresentarem mais de 500 alterações, um procedimento que atrasou a votação e prolongou o debate pela noite dentro. A suspensão foi decidida por um voto com mão no ar.
Esta suspensão foi uma surpresa e um autêntico golpe de teatro porque o Governo conta com uma maioria na Assembleia Nacional.