No domingo, os portugueses são chamados às urnas para escolher os deputados à Assembleia da República. Deste processo sairá também o próximo primeiro-ministro. Mas será que os eleitores portugueses sabem para que serve esta eleição? A dúvida parece irreal, mas na verdade esta foi a questão mais procurada no Google entre 19 e 26 de janeiro.
A gigante internacional analisou as buscas e questões e, através da ferramenta Google Trends, foi possível perceber o que mais despertou o interesse dos portugueses, seja a nível do país ou por região, entre os dias 19 e 26 de janeiro.
A maioria dos internautas ainda não sabe ao certo o que são as eleições legislativas e para que servem. Quando ultrapassada essa questão, o interesse vira-se para os programas eleitorais, sendo que o Chega é um dos que suscita maior interesse.
Mas se pensa que os portugueses sabem efetivamente o que é a política, a analise da Google diz que ainda há muitos por que não percebem integralmente o que são os partidos políticos.
Outra das dúvidas que assaltaram os eleitores foi a questão do voto antecipado e como funciona. E nesta lista de perguntas sobre votar, muito embora em menor número, surgiram também perguntas como “o que acontece se ninguém votar em Portugal?” e “o que é preciso para votar pela primeira vez?”.
Distribuição de interesse em cada partido político (de 19 a 26 de janeiro)
1. Iniciativa Liberal (26%)
2. Chega! (22%)
3. Partido Social Democrata (11%)
4. Partido Socialista (10%)
5. CDS – Partido Popular (10%)
6. Bloco de Esquerda (8%)
7. Coligação Democrática Unitária (6%)
8. LIVRE (4%)