O ciclista dinamarquês Jonas Vingegaard venceu hoje a 109ª Volta a França, ao cortar a meta, nos Campos Elísios, ao lado dos companheiros da Jumbo-Visma, no final da 21ª e última etapa conquistada pelo belga Jasper Philipsen (Alpecin-Deceuninck).
Vingegaard, de 25 anos, tornou-se hoje no segundo dinamarquês a ganhar o Tour, depois de Bjarne Riis em 1996, e vai ser acompanhado no pódio final pelo esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates), o bicampeão que este ano foi segundo a 03.34 minutos, e pelo britânico Geraint Thomas (INEOS), terceiro a 08.13 minutos.
A 21ª e última etapa, uma ligação de 115,6 quilómetros entre a zona parisiense de La Défense e os Campos Elísios, foi ganha por Philipsen, que cortou a meta com o tempo de 02:58.32 horas, diante do neerlandês Dylan Groenewegen (BikeExchange-Jayco) e do norueguês Alexander Kristoff (Intermarché-Wanty-Gobert), respetivamente segundo e terceiro.
O português Nélson Oliveira, de 30 anos (Movistar), que partiu para a derradeira etapa na 55ª posição, concluiu-a integrado no pelotão, na 40ª posição (com o mesmo tempo do vencedor), terminando em 52º posto da classificação geral final a 2h57m39s.
Com Agência Lusa.
Foto. AFP.