Tour: Dinamarquês Jonas Vingegaard é o vencedor da 109ª edição, Nélson Oliveira 52º da classificação geral

Jumbo-Visma team's Danish rider Jonas Vingegaard celebrates on the podium with the overall leader's yellow jersey after the 19th stage of the 109th edition of the Tour de France cycling race, 188,3 km between Castelnau-Magnoac and Cahors, in southwestern France, on July 22, 2022. (Photo by Marco BERTORELLO / AFP)

O ciclista dinamarquês Jonas Vingegaard venceu hoje a 109ª Volta a França, ao cortar a meta, nos Campos Elísios, ao lado dos companheiros da Jumbo-Visma, no final da 21ª e última etapa conquistada pelo belga Jasper Philipsen (Alpecin-Deceuninck).

Vingegaard, de 25 anos, tornou-se hoje no segundo dinamarquês a ganhar o Tour, depois de Bjarne Riis em 1996, e vai ser acompanhado no pódio final pelo esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates), o bicampeão que este ano foi segundo a 03.34 minutos, e pelo britânico Geraint Thomas (INEOS), terceiro a 08.13 minutos.

A 21ª e última etapa, uma ligação de 115,6 quilómetros entre a zona parisiense de La Défense e os Campos Elísios, foi ganha por Philipsen, que cortou a meta com o tempo de 02:58.32 horas, diante do neerlandês Dylan Groenewegen (BikeExchange-Jayco) e do norueguês Alexander Kristoff (Intermarché-Wanty-Gobert), respetivamente segundo e terceiro.

O português Nélson Oliveira, de 30 anos (Movistar), que partiu para a derradeira etapa na 55ª posição, concluiu-a integrado no pelotão, na 40ª posição (com o mesmo tempo do vencedor), terminando em 52º posto da classificação geral final a 2h57m39s.

 

Com Agência Lusa.

 Foto. AFP.

Article précédentPaulo Cafôfo diz que está a preparar reforma do sistema consular
Article suivantSporting perde Troféu Cinco Violinos para o Sevilha nas grandes penalidades