Mais de 60% dos portugueses classificam o desempenho do Governo como “mau” ou “muito mau”, indica uma sondagem publicada pela SIC e o Expresso.
« Em apenas quatro meses, o Executivo teve a maior queda alguma vez registada », comenta a SIC.
A sondagem revela que o PS e PSD têm exatamente a mesma percentagem de intenções de voto – 30%. Em relação ao estudo anterior de dezembro de 2022, o PS regista uma queda de 7 pontos nas intenções, ao contrário do PSD que sobe um ponto. Segue-se o Chega, com 13%, uma subida de 4 pontos. Mais atrás surge, sem alterações face a dezembro, a CDU (5%) e o BE (5%, mas desceu dois pontos), a Iniciativa Liberal (4%, sobe dois pontos), o PAN (2%, desce um ponto), o CDS-PP (2%) e o Livre (1%).
« Contas feitas, se o PSD se coligasse com o Chega chegaria à maioria. Cenário que não seria possível se se juntasse à IL. À esquerda, se houvesse uma tentativa de recuperar a geringonça, não seria bem sucedida. Juntos PS, BE e PCP não vão além de 40% », acrescenta a SIC.
Apesar de estar também em queda, o Presidente Marcelo continua a conseguir nota positiva. Numa avaliação de 0 (muito negativa) a 10 (muito positiva), o chefe de Estado é o único que passa no “teste”, com 6.5. Entre as notas negativas, é o primeiro-ministro quem consegue a nota mais alta (4.6), seguindo-se o líder do PSD (4.2), e a ainda coordenadora do BE (4.1).
« Se dividirmos os inquiridos entre os de esquerda e os de direita, Marcelo destaca-se entre ambos com a figura política mais bem avaliada. Excluindo o Presidente da República, António Costa (PS) lidera as avaliações à esquerda, sendo seguido por Catarina Martins (BE). À direita, Luís Montenegro (PSD) destaca-se, André Ventura (Chega) surge logo atrás », revela esta sondagem para a SIC e o Expresso.
Este semanário comenta os resultados da sondagem com este título: