Nova petição pede voto eletrónico e mais deputados pela emigração

O Conselheiro das Comunidades Portuguesas, Pedro Rupio, acaba de lançar um abaixo-assinado com a petição « Para que todos contem – Para que os cidadãos portugueses no estrangeiro tenham voz« 
« Num momento em que está a lançar-se o Consulado virtual, uma ferramenta que irá ajudar as Comunidades Portuguesas residentes no estrangeiro a resolver on-line uma série de questões administrativas, continua pendente a possibilidade de votar-se eletronicamente cá fora,  um dos pontos que consta na petição e que constitui uma reivindicação defendida na Diáspora há pelos menos 20 anos », afirma Pedro Rupio.
A uniformização dos métodos de votação para todas as eleições – europeias, presidenciais e legislativas – em que as Comunidades Portuguesas podem votar é o segundo ponto defendido na petição. « Para fomentar a participação eleitoral dos portugueses residentes no estrangeiro, está comprovado que o voto presencial nos Consulados tem sempre tido resultados alarmantes com uma abstenção média em torno dos 99%. Já com o voto postal, a participação eleitoral chegou a ultrapassar os 250.000 votantes nas últimas eleições legislativas », explica o antigo Presidente do CCP – Europa.
« As Comunidades Portuguesas querem votar e fazem-no quando lhes são apresentadas condições efetivas de participação », acrescenta Rupio.
« Finalmente, afirma o conselheiro, os peticionários defendem o aumento do número de Deputados eleitos pelos círculos da Emigração. Dos 230 Deputados da Assembleia da República, apenas 4 representam 5 milhões de portugueses e lusodescendentes. Os peticionários consideram que o Parlamento não reflete a realidade da nação portuguesa.
A petição pode ser assinada on-line ou via papel.
Entretanto, ainda no domínio do voto dos eleitores no estrangeiro, a Lusa anuncia que o
PS pede ao Governo para esclarecer se voto antecipado e em mobilidade abrange eleitores no estrangeiro
facebook sharing button
A este respeito, escreve a agência portuguesa: twitter sharing buttonwhatsapp sharing buttonO PS quer que o Governo esclareça se as modalidades de voto antecipado e em mobilidade, previsto para as europeias de 2024, também irão abranger os eleitores recenseados no estrangeiro, considerando que essa informação deve chegar aos cidadãos.

Estas perguntas, entregues no parlamento na quarta-feira, foram dirigidas ao ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, e visam esclarecer o âmbito da proposta de lei do Governo, aprovada em Conselho de Ministros em maio, que altera a eleição para o Parlamento Europeu para prever o voto em mobilidade em território nacional e no estrangeiro.

Em declarações à agência Lusa, o deputado do PS Paulo Pisco considerou ser “muito importante” que todos os eleitores no estrangeiro “tenham uma noção clara das potencialidades que se abrem com o voto em mobilidade” aplicado nas comunidades portuguesas.

“É importante que todos os eleitores percebam que, com o voto em mobilidade, (…) cada eleitor inscrito num posto consular, como por exemplo em Paris ou Estugarda, pode votar em qualquer outra parte do mundo, inclusivamente em Portugal”, destacou.

Article précédentO êxito da série Rabo de Peixe, da Netflix. Elogio e crítica – falta o sotaque dos Açores. Opinião
Article suivantUm adulto e crianças entre a vida a morte. Agressor com faca fere várias crianças em Annecy