Jogos Europeus: Título europeu em K2 200 é « estímulo » para apuramento olímpico 

Foto. Canoístas Teresa Portela e Kevin Santos -facebook.com/Fpcanoagem

Os canoístas Teresa Portela e Kevin Santos consideraram hoje que a conquista do título europeu de K2 200 metros misto é um “bom estímulo” para o resto da época, que terá apuramento olímpico nos mundiais de agosto.

“Desde que comecei a fazer as provas mistas que melhorei bastante, aprendi muito para os barcos K4, K2 e K1. Foi muito bom termos ganho, para estarmos mais motivados para o mundial”, disse Teresa Portela.

A largar na central pista cinco, Teresa e Kevin cumpriram a regata, não olímpica, em 34,260 segundos, à frente dos dinamarqueses Magnus Sibbersen e Emma Jorgensen, segundos a 0,312 segundos, e dos alemães Jacob Schopf e Lena Roehlings, terceiros a 0,440.

“Sabíamos que tínhamos a capacidade de ganhar, tínhamos o melhor tempo. Havia a expectativa do que poderíamos fazer na final e agora que ganhámos sinto-me mais leve. E contente por partilhar isto com o Kevin. Foi um caminho engrado os dois. Foi espetacular”, acrescentou a canoísta olímpica.

No caso de Kevin Santos, trata-se do segundo título europeu consecutivo, depois de em 2022 ter sido ouro em K1 200, prova que não pode fazer este ano, por incompatibilidade de horários – o testemunho passou para Messias Baptista, o novo campeão.

“Ficamos sempre contentes com estes títulos. É bom ter dois ouros internacionais consecutivos, mesmo não sendo no mesmo barco. Estou contente. Foi um percurso muito giro de fazer que nos tira da rotina. Uma quebra boa. Um estímulo bom para o resto da época”, frisou Kevin Santos, que sonha com estreia olímpica em Paris2024.

Menos habituado a pódios, ainda assim mais regulares no último ano, Kevin Santos admite que demora um pouco a “assimilar” os êxitos: “Quando tudo cai… é para isto que trabalhamos e treinamos todos os dias. Só podemos estar contentes com a prova que fizemos”.

Esta foi a quarta medalha da canoagem nesta terceira edição dos Jogos Europeus, e a segunda do dia, depois de Fernando Pimenta ter conquistado a prata em K1 500 metros. Na sexta-feira, Messias Baptista chegou ao ouro em K1 200 metros, distância em que Francisca Laia levou o bronze.

 

Isaac Nader satisfeito com prata, mas objetivo era ganhar

O atleta português Isaac Nader disse hoje que o objetivo para a prova dos 1.500 metros dos Jogos Europeus Cracóvia2023 “era ganhar”, saindo com uma prata, que é “satisfatória quanto baste”.

“Só o ouro é que conta. Conta [a prata], claro, é uma medalha. Respeito a competição, é uma competição internacional e para muitos europeus é de grande nível. Mas há que ganhá-la. Por isso, é satisfatório quanto baste”, resumiu .

O atleta de 23 anos cumpriu a sua prova em 3.37,37 minutos, apenas superado pelo espanhol Mohamed Katir, 42 centésimos de segundo mais rápido (3.36,95): o pódio ficou completo com o neerlandês Niels Larós (3.37,59).

Portugal soma agora oito pódios em Cracóvia2023, nomeadamente três ouros, três pratas e dois bronzes.

A terceira edição dos Jogos Europeus decorre até 02 de julho em Cracóvia e na região polaca de Malopolska, com 30 modalidades no programa e 48 países participantes, entre eles Portugal, que possui uma delegação com mais de duas centenas de atletas.

 

Com Agência Lusa.

Article précédentCosta em Paris na quarta-feira para “Encontro de Alto Nível” com Governo francês
Article suivantMorreu o cantor belga Claude Barzotti aos 69 anos